Acho que não tenho “capacidade” pra fazer amigos – MHM Responde

bigstock-Group-Of-Friends-Having-Fun-To-58863776

“E ai, caras. Bem, eu tenho alguns problemas com “vida social”. Sempre fui de ficar na minha, mais tímido. De certa forma isso nunca me atrapalhou quando era mais novo, apenas um pouco na época da adolescência, quando comecei a me interessar sexualmente pelas garotas.

Hoje, tenho 19 anos, continuo virgem e passei a morar sozinho na cidade que eu fazia faculdade. Estou morando aqui a 4 meses,  não conheço ninguém ainda. Sempre achei que a partir do momento que conseguisse um emprego eu faria amizades, etc.

Mais ou menos a um mês atras, consegui um emprego e passei a conhecer as pessoas de lá. Mas não sei se realmente conseguirei fazer amizade. Nunca tenho assunto com eles, apenas sobre coisas do trabalho. E também na faculdade eu tenho uma relação boa com todos da sala, mas não tenho ninguém lá que realmente poderia dizer que é meu amigo.

Sei que o “problema” é comigo, de algo que eu faço, ou deixo de fazer. Mas não sei o que faço pra melhorar essa situação, já que do jeito que está indo, minha vida vai passar e eu vou ficar pra trás…

Não consigo conversar direito com mulheres e nem com homens, sempre fico sem assunto, ou achando que a pessoa não quer conversar comigo, por ser “chato”, ou algum outro motivo. Sempre acho que não tenho “capacidade” pra fazer amizades. Basicamente, sou um cara de 19 anos que vive como um de 50.”

o-GROUP-OF-FRIENDS-AT-MEETING-facebook

O MHM RESPONDE:  Fala meu querido, o que você está passando é algo normal e pelo qual muitas pessoas passam. Enquanto para uns, fazer amigos é um ato muito fácil, para outros é uma tarefa árdua. Mas, não se deixe abater.

Acredito que o primeiro passo você já está dando: “Você quer ter amigos”. Agora, falta para você começar a ter atitudes mais proativas para faze-los.  Para isso, precisamos que você vença a barreira da timidez. Para fazer amigos, você precisa ser um pouco cara de pau.

Sorria mais, cumprimente mais as pessoas, tente puxar alguns assuntos idiotas na mesa do café como: “E o jogo de ontem?” ou “E a novela hein?”.

Se você ver que algum possível futuro amigo tem algum interesse parecido com o seu, puxe assunto sobre isso. Repare em camisetas de videogame, flâmulas de futebol, esse tipo de coisa.

9304528_orig

Uma outra estratégia que você pode arriscar é ir atrás de pessoas “conectoras”. Sabe, aquele cara mais enturmado que troca ideia com todo mundo na faculdade ou no trabalho?

Pergunte para ele onde as pessoas costumam sair para beber depois da aula ou do expediente. Ou pergunte onde as pessoas costumam almoçar. Muitas pessoas ficam felizes com a oportunidade de adicionar um novo cara para a roda.

O mais importante é que você vá aos poucos e não tente forçar a barra, mas também não fique fechado em sua bolha.  No pior dos casos, lança a real para alguém: Fale que você é novo na cidade e que precisa fazer novos amigos.

Caso não consiga fazer amizades no trabalho ou faculdade, tente participar de algum curso livre, aula de dança, crossfit, ou, quem sabe, treinos de futebol, ou outro esporte. Atividades assim costumam conectar as pessoas.

Quanto a falta de assunto, de novo, seja cara de pau. Amigos são pessoas que trocam ideia sobre qualquer besteira mesmo. Desde o resultado de jogo até uma foto idiota que receberam no WhatsApp.

Para terminar, uma sugestão de leitura. Dê uma olhada no livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. Ele é menos auto-ajuda do que parece e ensina a ler o sinais das pessoas ao nosso redor.

Tem alguma pergunta para fazer? Deixe sua pergunta no formulário abaixo ou nos comentários deste post que o MHM responde! Ou se quiser, mande um e-mail para a gente em [email protected]

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »