Um fracasso pode ser um passo importante para o sucesso. Steve Jobs foi demitido da própria empresa que fundou, anos antes de conseguir voltar a ser acionista majoritário da mesma e criar produtos incríveis como iPod e o iPhone. A escritora J. K. Rowling recebeu diversos nãos antes de sentar para escrever Harry Potter. Estes, são apenas alguns pequenos exemplos.
Adversidades fazem parte da vida e podem atingir qualquer pessoa. Mas, nem todos conseguem superar os problemas que enfrentam sejam elas pequenas eventualidades ou grandes.
A terapeuta e coach Erica Aidar dá oito dicas para transformar um fracasso em um aprendizado e reestruturar a vida. Confira:
Um dia você pode falhar
Compreender que os seres humanos cometem erros e falhas ajudam a aprender que após uma queda é possível levantar e dar a volta por cima. Independente da quantidade de vezes que cair, você sempre é capaz de erguer-se e andar.
Não personalize sempre o fracasso
Quando fracassar por causa de características suas, não desista. Trabalhe em cima desse comportamento que resultou na derrota e tente se adaptar às melhores circunstâncias, evitando a autocrítica destrutiva, pois isso impedirá que você alcance o sucesso.
O sucesso não vem o tempo todo
Assim como no esporte, nem sempre é possível ganhar todas as partidas. Contudo, mesmo que você perca jogos repetidas vezes. O importante é trabalhar a as falhas que contribuíram para a derrota e aperfeiçoá-las, busque ajuda de alguém mais experiente, faça perguntas, queira aprender com erro.
O fracasso já produziu sucessos
Não desista de algo porque uma pessoa disse que você não é capaz. Veja exemplos de grandes nomes da história que não desistiram dos seus sonhos e inspire-se. É o caso do professor de música de Ludwig Von Beethoven que lhe disse: “É impossível você vir a ser compositor”.
Aprenda com o fracasso
Quando algo não dá certo serve como experiência e aprendizado de que são necessárias mudanças para chegar ao local que pretende.
Acredite no seu potencial
Se as situações não estão dando certo, tenha perseverança, determinação e acredite que com novas tentativas você conseguirá o que quer desde que esteja mais bem preparado e mais consciente das ferramentas necessárias para alcançar o seu objetivo.
Seja positivo
Coloque em mente que as falhas ajudaram a prevenir erros semelhantes no futuro e, dessa forma, abrirá novas chances e oportunidades que antes você não conseguia identificar.
Vá com calma
Ao enfrentar obstáculos é normal se sentir sobrecarregado e, com isso, tentar pular etapas para solucionar o problema. Entretanto, é importante dar um passo de cada vez para diminuir medos e ansiedades.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso