Confira um raio X das seleções do Grupo C e conheça as cervejas que representam cada time:
+ Confira as cervejas de outros grupos da Copa
Colômbia
A Colômbia é uma das grande novidades entre os cabeças de chave, junto com Bélgica e suíça. s cabeças de chave. A atual terceira colocada no ranking geral garantiu a vaga como segunda melhor seleção na América do Sul, superada apenas pela Argentina e segue para sua sexta Copa buscando ir além do 15º lugar, melhor campanha até então, atingido em 2006. Para isso, conta com um time bem ofensivo, destacando-se o craque Falcão Garcia, um dos melhores atacantes do mundo.
Cerveja escolhida: BBC Septimazo IPA (6%)
Estilo: India Pale Ale
Justificativa de Luís Celso Jr.: Vamos de BBC Septimazo IPA, da Bogota Beer Company. Apesar de não conhecer muito bem, mas pelo que li é uma das melhores cervejas Colombianas. Sua ofensividade está mais ligada a amargor. E nada como uma American IPA com lúpulos cítricos e resinosos.
Grécia
A seleção garantiu a vaga na Copa apenas na repescagem, quando bateu a Romênia, e chega para a disputa da sua terceira Copa do Mundo. No cartel, consta o título da Eurocopa 2004. Com a ajuda do artilheiro Mitroglou, o time ocupa o 12º lugar no ranking da Fifa e almeja, no mínimo, passar da primeira fase de grupo e ultrapassar o modesto 24º lugar alcançado em 1994, nos Estados Unidos.
Cerveja escolhida: Septem Sunday’s Honey Golden Ale (6,5%)
Estilo: Honey beer
Justificativa de Luís Celso Jr.: Septem é das poucas cervejarias gregas que chegou por aqui – acho que no momento não tem mais, mas o importador deve trazer em breve, junto com novos rótulos. Minha sugestão é a Septem Sunday’s Honey Golden Ale, uma boa cerveja com mel, adocicada mas com bom lúpulo para equilibrar. Cheguei a experimentar por aqui e agradou bastante.
Costa do Marfim
Atualmente é uma das principais seleções da África, apesar de ter participado de 2 edições e nunca ter passado da primeira fase. Com um treinador francês e apostando no craque Drogba, a seleção quer ir além das quartas de final, sua mais alta colocação em Copas.
Cerveja escolhida: Laurentina Preta (5%)
Estilo: Dunkel
Justificativa de Luís Celso Jr.: se este é o país mais forte da áfrica, deixemos os bairrismos de lado e escolhemos a melhor cerveja africana. Ela é de Moçambique (mas ele não vai se incomodar de emprestar para a Costa do Marfim), e ganhou prêmio em 2013 do continente. Sabores de malte torrado médio, lembrando chocolate ao leite e café fraco. Tem baixo teor alcoólico.
Japão
Classificado para mais um Mundial, o quinto de sua história, a melhor participação nipônica até agora foi nas oitavas de final. É o melhor momento da seleção oriental da história. No time atual, o atacante Honda é a promessa de gols na Copa de 2014
Cerveja escolhida: Hitachino Nest XH (8%)
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Justificativa de Luís Celso Jr.: Hitachino Nest XH é a minha sugestão. Belgian Strong Ale maturada em barris de destilado de saquê, faz do estilo tradicionalmente belga algo com toque oriental. Cerveja muito boa, frutada, amadeirada e com um fundo de destilado bem agradável.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso