Você organizou um churrasco, ou está fazendo um evento em casa com os amigos. Aí, se dá conta que não vai dar tempo suficiente de pôr as cervejas na geladeira e elas chegarem na temperatura ideal de consumo quando eles chegarem.
- Confira 10 Cervejas que você tem que beber agora
- Veja 20 cervejas puro malte que você precisa experimentar
Nessa hora, você precisa de soluções práticas e rápidas para gelar a cerveja rápido.
Separei três métodos que se mostram mais eficientes que o convencional (colocar a breja na geladeira e esperar a boa vontade dela). Confira!
1. Como gelar a cerveja rápido com gelo, sal e álcool
A solução mais simples, eficiente e prática precisa de ingredientes fáceis de se encontrar em qualquer casa: gelo, sal e álcool.
Misture dentro de uma caixa de isopor (balde ou tanque): gelo, sal e álcool;
Medidas = Para cada saco de Gelo + 1 litro de água + 500 ml de Álcool + 500 g de Sal.
Mergulhe as latinhas de cerveja dentro da mistura e espere no mínimo 3 minutos.
Depois, é só pegar a latinha e passar uma água, para retirar o sal e álcool que ficaram na mistura.
2. Como gelar cerveja rápido com guardanapo molhado
Se o evento for menor e você não tiver um recipiente grande o suficiente para fazer a mistura do item anterior, basta de um espaço no freezer e guardanapo.
Pegue alguns guardanapos ou papel toalha e envolva cada garrafa ou latinha. Depois, mergulhe em água corrente de forma a deixar o papel completamente molhado.
Agora deixe no freezer e sua cerveja e, depois de uns cinco minutos ela estará na temperatura boa para beber.
Isso acontece porque o papel cria uma superfície de contato com a embalagem da cerveja e troca a temperatura ocorre muito mais rápido que apenas o ar refrigerado.
Eu testei em casa e funciona, só que leva mais tempo do que a técnica do gelo, água, sal e álcool.
3 Rotação no gelo
A modalidade consiste em fazer a cerveja (ou vinho), mergulhada em água a 0ºC ou encostada no gelo, girar em seu próprio eixo a velocidade baixa e uniforme até chegar a temperatura adequada. Em 2 minutos, a lata está gelada.
Isso acontece porque aumenta a superfície de contato com a água ou o gelo, intensificando trocas de temperatura entre o recipiente e o meio, favorecendo um resfriamento rápido e de forma homogênea. Ao girar dessa forma, o gás carbônico se espalha, evitando riscos de explosões.
O experimento foi criado por dois americanos, mas existe uma versão brasileira chamada Super Cooler. O único problema é que só dá pra gelar uma latinha por vez.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso