Como lidar com estresse no trânsito

Reprodução

Encarar o trânsito, seja durante o dia a dia à caminho do trabalho ou quando você já está atrasado para algum evento importante, pode abalar – e muito, o seu estado emocional.

Segundo o psicólogo Sérgio Medeiros, coordenador do curso de psicologia do Centro Universitário IBMR:

“O desgaste mental de ficar preso durante horas no trânsito é fruto de uma sensação de impotência, que origina o estresse, podendo causar inclusive danos fisiológicos e mentais. Outra disfunção pode ser a ansiedade. Como resposta orgânica ao estresse, podemos desenvolver doenças que afetam desde coração (hipertensão), estômago (úlcera), intestino (constipação) e pâncreas (diabetes) até a pele (dermatite) e o sistema reprodutivo”.

Além disso, se deixar envolver por esse estresse pode resultar, inclusive, na perda de libido.

Para te ajudar a relaxar quando a situação é inevitável, selecionamos algumas dicas indispensáveis e práticas.

Evite áreas onde o tráfego é maior em determinados horários do dia

Se possível, mude a sua rota e até opte por caminhos mais longos mas com o trânsito menos intenso. Existem vários aplicativos para isso, e, muitas vezes, escolher um caminho maior pode te fazer chegar mais rápido ao destino em horários de pico.

Escute músicas mais tranquilas enquanto você está dirigindo

Evite escutar as notícias para não se estressar ainda mais com algum acontecimento ou ficar agitado por causa do ritmo dos locutores. Se você quiser ser mais radical, pode ouvir aqueles sons típicos de meditação, como ruídos da natureza ou música clássica. Para aliviar ainda mais o estresse, você pode cantar! Neste caso, qualquer tipo de música funciona.

Pratique aromaterapia

Uma dica bastante utilizada nos Estados Unidos é aplicar conceitos de aromaterapia ao seu dia a dia. Existem óleos específicos para te deixar mais calmo e, se você pensa que isso é bobagem, pelo menos experimente aplicar um deles nos pulsos enquanto dirige. Essência de lavanda, baunilha ou hortelã são ideais para relaxar.

Créditos: Reprodução

Mantenha o carro em uma temperatura agradável

Estabilize o ar condicionado para equilibrar a sensação térmica com a temperatura do seu corpo: um carro muito frio ou muito quente pode aumentar os níveis de estresse! Se a temperatura externa estiver agradável – e você optou por uma rota alternativa como foi sugerido em uma dica anterior – deixe as janelas abertas.

Use calçados confortáveis!

Qualquer influência negativa sobre o seu corpo pode piorar o estresse sem que você perceba! Às vezes, você nem se dá conta de que a manga apertada da sua camisa ou as laterais do seu sapato estão te deixando ainda mais nervoso. Uma boa dica é manter um par de sapatos confortáveis dentro do carro para utilizá-los somente enquanto está dirigindo, caso a ocasião não permita que você vista um tênis ou outro item mais casual.

Tenha sempre algo para beber e comer dentro do carro

Beliscar alguma coisa no trânsito pode aliviar o estresse – mas opte por coisas leves, como frutas ou comidas com bastante proteína. Passar sede no trânsito também é um pesadelo, então tenha sempre água por perto!

Além dessas dicas, também é interessante variar os caminhos de volta para a casa ou ida ao trabalho. Além de evitar o trânsito, você também engana o seu cérebro ao passar por lugares diferentes.

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »