O legado dos destilados de malte escoceses está próximo do fim. Isso porque o famoso guia A Bíblia do Whisky, de Jim Murray, elegeu o puro malte japonês Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013 como o melhor whisky do mundo.
+ 13 Whiskys que você tem que beber antes de morrer
+ Conheça 13 bons motivos para tomar whisky
O rótulo atingiu a pontuação 97,5 (de 100), a mesma que deu a Glenmorangie Ealanta o título do ano passado. Para chegar ao resultado, o considerado maior especialista no assunto provou nada mais, nada menos de que 4700 whiskys.
O “Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013” foi descrito como “espesso, seco, tão redondo quanto uma bola de bilhar”.
Três whiskey americanos da variedade bourbon – William Larue Weller, Sazerac Rye 18 Year Old e Four Roses – ocuparam o segundo, o terceiro e o quarto lugares.
Esta é a primeira vez em 12 anos do guia que um destilado do Japão fica com o primeiro lugar.
No Japão, a produção de whisky iniciou em 1920, quando um japonês que estudou Química em Glasgow, Masataka Taketsuru, voltou ao seu país casado com uma escocesa e contribuiu para o nascimento da destilaria Yamazaki, perto de Quioto.
Apenas 18 mil garrafas do Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013 foram produzidas. Quem quiser levar, o preço do single malte japonês está a partir de R$ 350, em sites gringos.
No editorial do livro, Murray diz que é hora de as destilarias escocesas acordarem. “Chegou a hora de uma pequena dose de humildade, de voltar aos fundamentos, de perceber que algo se perdeu”, recomendou. Parece que os escoceses se acomodaram na fama do whisky assim como nós brasileiros no futebol.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso