POR JOANA PRIMO
O MANUAL DO HOMEM CARECA
Está ficando careca?
Calma, existe mundo após a queda e não há nada melhor para se preparar para isso do que saber mais sobre o assunto
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cabelo, 42 milhões de brasileiros têm algum nível de calvície. Fique calmo, há muitas possibilidades.
Está ficando careca?
A queda de cabelo, ou alopecia, tem várias causas e tipos diferentes. Das genéticas, que te deixam totalmente careca, às emocionais causadas por períodos de grande estresse.
Só ele pode dizer o motivo exato da queda. Mas, desde já, comece a levar a sério os cuidados com seu couro cabeludo para não agravar a situação.
Se você está na casa dos 20 anos e está ficando careca ou se preocupa com a calvície, agende uma consulta com um tricologista.
Cuidados com o couro cabeludo
Se seu cabelo é curto e não muito oleoso, você pode lavar 1 vez a cada 2 dias (parece nojento, mas é normal). O mesmo vale para condicionadores.
E, nesse caso, ele mesmo vai te indicar uma visita a um médico especialista em restauração capilar.
Às vezes, mesmo depois de tantos exames, não há nada que um tricologista possa fazer.
Os tratamentos para calvície
Os mais populares são os remédios finasterida e minoxidil. A finasterida diminui a queda de cabelo, mas pode prejudicar a saúde das sua vida sexual, (em menos de 2% dos pacientes). Já o minoxidil é inofensivo.
Laser
É preciso usar um capacete, durante 5 minutos por dia. E isso pode ser feito em conjunto com outros procedimentos (incluindo transplantes) ou sozinho. E é bem caro.
PRP
Há também opções mais invasivas. Como a com Plasma Rico em Plaquetas (ou PRP). Nele, o médico coleta uma amostra de sangue e plasma é aplicado de volta no couro cabeludo.
O transplante vale a pena?
Mais invasivo do que as outra opções, o procedimento é indicado para quando os folículos estão mortos. Antes conhecidos por causar o efeito "cabelo de boneca", os transplantes modernos são mais discretos.
Nem o procedimento, nem a recuperação são dolorosos. Em uma semana o paciente está curado, em 3 semanas os fios começam a nascer e em 1 ano o cabelo estará volumoso. Os fios transplantados não sofrerão com calvície outra vez.
Tentar prevenir ou frear a calvície custa muito dinheiro. Então lembre-se de caras como Jason Statham a The Rock. É a hora de aceitar a careca e raspar o cabelo. Claro, é um processo de aceitação que pode levar tempo.
Assuma a careca
Depois de raspado, coloque couro cabeludo na sua rotina de cuidados com a pele. Isso significa limpeza diária, esfoliação semanal e hidratação regular. Não esqueça do protetor solar.
1
O segundo passo é usar os pelos faciais para dar um upgrade no visual. Vá ao barbeiro que ele vai te ajudar com o desenho certo de barba e bigode.
2