COMO CONVIVER COM UMA FAMÍLIA TÓXICA
POR JOANA PRIMO
não existe problema em querer ir embora
Se não há mais nenhuma alternativa para conviver com as pessoas da sua família e você já é independente, não tem problema tentar procurar o seu canto e se estabecer de longe.
Você tem todo direito de manter a distância, para seu próprio bem.
você não precisa da aprovação deles
Outro traço de uma família tóxica é a projeção. Por isso, é importante entender que o sonho que seus pais tem para você pertence a eles.
É difícil não ter um apoio da família , mas tenha em mente você não precisa seguir o que eles querem, até porque a vida é sua.
você tem permissão para definir limites
É importante que o respeito seja a base de qualquer relacionamento, principalmente do familiar. Então tente ao máximo impor seus limites.
Você não consegue controlar qual será a reação da sua família, mas não entre na pilha e tente enxergar a situação geral de forma mais madura.
você não tem que ser o salvador de todas as crises
Sua família te usa como âncora ou álibi em qualquer briga ou crise? Saiba que você não é obrigado a mediar tudo ou entrar em jogos de manipulação.
Isso só vai te prejudicar. Use o tópico anterior e imponha um limite por você.
você não é obrigado a se explicar
Eles podem guardar suas informações pessoais e às vezes usar a favor deles, seja como chantagem emocional ou para causar constrangimento.
O que pode prejudicar a forma que você se expressa, por isso indicamos terapia, para ajudar a destravar esses bloqueios emocionais que podem ser construídos com o tempo.