Inscreva-se no Canal

6 Coisas que você aprende ao fazer intercâmbio

Você está sem perspectivas profissionais, quer ampliar suas experiências de vida ou mesmo aprender uma nova cultura: então o intercâmbio pode ser aquilo que você está procurando.

Mas, será que vale a pena investir uma grana para ir para o exterior estudar fora? Fizemos um vídeo especial separando algumas das coisas que o intercâmbio vai ensinar a você!

Você pode aprender uma outra língua (ou não)

Um dos pilares do intercâmbio é aprender (ou aprimorar) uma nova língua. Certo? Ok, mas só se você correr atrás disso. Para assimilar um outro idioma você vai ter que sair da sua zona de conforto e estudar e colocar em prática durante o dia-a-dia.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

É o método mais rápido e efetivo de aprender e, se você tiver um certo tempo, isso vai acontecer. Mas, se você não desenvolver o hábito da prática e ficar nas panelinhas de pessoas da sua nacionalidade, estará jogando seu dinheiro fora, além de não aproveitar a experiência da melhor forma.

Autoconhecimento

Fora do país, você tem a liberdade de fazer o que quiser, como quiser e quando quiser. No estrangeiro, não vai ter ninguém ao seu lado para direcionar suas escolhas, mas você vai arcar com todas as responsabilidades e consequências disso.

Das pequenas decisões do dia a dia até escolhas mais complexas. É neste momento que você se conhece melhor e tem maior consciência das coisas que quer e não quer pra sua vida.

Maturidade

Sair da casa dos pais, cuidar do seu próprio espaço, ter responsabilidades, controlar sua grana. Foi no intercâmbio que eu senti um crescimento de maturidade maior e percebi que tinha chegado a hora de sair de casa e ter um espaço meu.

Durante o intercâmbio é que se aprende que, respirando fundo e sendo proativo, todo mundo é capaz de resolver qualquer problema. Lá fora você vai aprender ter esse tipo de vivência, pode se fortalecer e vencer desafios por si só.

Se você não fizer, ninguém fará por você

Sabe aquela coisa de deixa lá que sua mãe resolve? Lá fora, morando em república ou com algum nativo, se quiser que as coisas aconteçam, precisa correr atrás porque ninguém vai correr por você.

Acordar cedo, lavar a roupa, fazer comida, procurar emprego, tudo isso e outras coisas. Você vai depender única e exclusivamente da sua ação.

A paciência, a tolerância e a capacidade de se adaptar a circunstâncias diferentes são aprendizados muito preciosos, exercitados o tempo todo quando se vive fora do país. Lições muito valiosas para se guardar para toda a vida.

Carência

Você estará em um ambiente estranho, sem sua mãe, parentes, amigos e em uma realidade diferente de onde mora. Por isso, é natural passar por um momento de carência, sentir-se triste e isolado.

Ficar chorando pelos cantos e isolado do mundo não vai ajudar, só atrapalhar suas experiências. Isso vai ser importante para te fazer quebrar sua timidez ao forçá-lo criar novos vínculos de amizade e convívio. Lembrando sempre de respeitar o sua personalidade e o espaço dos outros.

Controle financeiro

A não ser que você tenha um conforto financeira, você vai ter que aprender lidar com seu dinheiro, a melhor forma de gastar, fazer escolhas e renúncias.

Como economizar, fazer viagens, pagar aluguel, arrumar trabalho ou renda extra. O intercambista terá a oportunidade de adquirir o dom do controle financeiro e isso vai contar muitos pontos no futuro.

Abrir sua cabeça

O intercâmbio vai ajudar você a abrir a mente sobre vários assuntos, além de criar uma baita bagagem cultural. Você vai conhecemos pessoas de várias partes do mundo, suas histórias, modo diferentes de viver a vida e se relacionar com pessoas.

Para você só enxerga os problemas do seu país, vai ver que existem outros problemas estruturais pelo mundo a fora e, quem sabe isso até possa reforçar sua paixão pela terra natal.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »