Inscreva-se no Canal

5 razões para fazer um intercâmbio o quanto antes

Muita gente sonha em fazer um intercâmbio. O problema de se aventurar e estudar fora do país, na maioria das vezes, é a falta de grana para isso.

Então, como saber se realmente vale a pena investir uma grana alta em um projeto como esse?

O intercâmbio é importante no mercado de trabalho

5 razões para fazer um intercâmbio o quanto antes

Em entrevista para a UOL, Paula Prado, gerente executiva da Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil, as empresas valorizam muito as competências desenvolvidas durante um intercâmbio, como flexibilidade, respeito ao próximo e convívio com a diversidade.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Como benefícios para a profissão – e o que os profissionais de RH procuram – o intercâmbio demonstra que o candidato é fluente em um ou mais idiomas. Além disso, da-se a entender que a pessoa que fez intercâmbio teve facilidade na criação de amizades com pessoas do mundo inteiro, o que acaba gerando prestígio profissional por ter estudado no exterior.

Namorar não te impede de ir

5 razões para fazer um intercâmbio o quanto antes

É possível sim encarar um relacionamento à distância e fazer ele sobreviver durante os meses de intercâmbio. Já falamos sobre isso aqui, mas, resumidamente, o intercâmbio não impede amor nenhum de continuar vivo e florescendo. Fernando Rezende, Analista de Recursos Humanos de 26 anos, explica que as consequências de um intercâmbio, pra ele, dependem dos reais sentimentos do casal: “Não acho que a distância pode atrapalhar um namoro. Acho que a distância vai mostrar realmente o verdadeiro sentimento das pessoas. No meu caso descobri que não amava minha namorada. Conheço outras pessoas que mantiveram o namoro e ficou mais forte ainda. Se fizesse hoje com certeza seria diferente por estar mais maduro e seguro do meu sentimento com minha namorada.”.

Não há uma idade certa para fazer um intercâmbio

5 razões para fazer um intercâmbio o quanto antes

A decisão da viagem depende da maturidade e de quais objetivos você pretende alcançar. Porém, para Carlos Robles, presidente da Belta (associação de agências de intercâmbio), a idade pode facilitar as coisas:  “Quanto mais cedo o jovem estiver em contato com um idioma estrangeiro, mais preparado ele estará para futuramente ingressar em uma universidade internacional.”.

Por outro lado, Luiza Vianna, gerente de produto da CI (Central de Intercâmbios), afirma em entrevista para o UOL: “Fazer um curso no exterior logo após o ensino médio permite, em alguns casos, que o estudante faça uma escolha mais ‘madura’.”.

Dá pra fazer intercâmbio com pouco dinheiro

5 razões para fazer um intercâmbio o quanto antes

É possível sim fazer um intercâmbio com pouco dinheiro. Se você conseguir comprar tudo com antecedência, se planejar e juntar uma grana, optar por cursos de curta duração e hospedagem em casa de família – em vez de ficar em um hotel ou alugar um apartamento por lá – você vai conseguir baratear a viagem.

Você não precisa dominar o idioma para partir pra fora

5 razões para fazer um intercâmbio o quanto antes

Há cursos disponíveis em vários níveis. Você pode escolher o que mais se encaixa com seus objetivos e com a fluência que você tem em determinado idioma.

Também vale pensar no seu objetivo profissional. Se você quer trabalhar em uma empresa cujo foco seja o idiota francês, é melhor você investir em um intercâmbio na França.

 

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »