Para resolver esse problema (da maneira mais simples) você pode simplesmente aceitar que uma barba falhada não é um problema. É sério: muitos homens deixam a barba crescer, assumem as falhas e o resultado é um visual bem interessante.
+ 10 dicas simples para deixar a barba crescer
+ 9 Segredos e cuidados para deixar a sua barba crescer bonita e saudável
Se o seu objetivo for ter uma barba comprida, entretanto, as falhas no crescimento dos pelos do rosto podem te atrapalhar. Esse é o seu caso? Então, veja as nossas dicas de como mudar esse cenário:
Por que as falhas existem?
Para solucionar a questão é preciso cortar o mal pela raiz. Faça exames para descobrir se as falhas são causadas pela genética ou por alguma doença dermatológica.
O hemograma completo vai te dar um bom panorama sobre a sua saúde. Nele, o médico vai checar – entre outras coisas – os níveis de vitaminas e saias minerais no seu organismo. A anemia é uma das principais inimigas da sua saúde e também dos seus pelos, então, mantenha os exames em dia!
Os níveis de testosterona também podem influenciar o crescimento dos pelos: quando estão abaixo do normal, é sinal de alerta!
Os sinais de uma má alimentação também estão no crescimento da sua barba. Quando você não se alimenta bem e não consome proteínas e vitaminas da forma correta, seus pelos sentem os danos.
Para preencher a barba, uma boa ideia é comer gorduras boas: como carnes magras, frango e peixes. Vegetais e folhas escuras também são fundamentais! Mas temos uma má notícia para quem gosta de um prato de macarrão e pão com manteiga: alimentos ricos em açúcar fragilizam os fios quando consumidos em excesso.
Faça atividade física e aposte em suplementos
Essa é a resposta para todos os seus problemas, pode apostar. Quando você pratica atividade física, auxilia na produção de testosterona, afinal, o seu corpo passa a consumir mais calorias. Com os níveis de testosterona elevados, o crescimento dos pelos consegue se estabilizar.
O exercício também é importante para fazer seu corpo metabolizar da forma certa a grande quantidade de proteínas que você deve ingerir (como falamos ali em cima) para fortalecer os fios.
Essa recomendação é dos especialistas do site Barbearia: se você quiser usar suplementos alimentares, consulte o seu médico! Algumas opções disponíveis no mercado aumentam a produção de testosterona de um jeito mais natural.
Está carente de algum nutriente? Então, a melhor solução é procurar um suplemento vitamínico.
Grooming
Agora que já listamos as causas de dentro para fora, vamos apontar o que pode estar impedindo o crescimento dos fios de fora para dentro.
Os poros do seu rosto podem estar entupidos pela produção excessiva de oleosidade. Para resolver esse problema, temos algumas dicas: use shampoo anticaspa na barba pelo menos duas vezes por semana.
A lavagem vai eliminar o sebo e desobstruir os poros. Um shampoo anticaspa também vai fortalecer a raiz e fazer com que os pelos cresçam mais rápido.
Quando for lavar o rosto, aliás, é importante massagear a região da barba em movimentos circulares para estimular o crescimento dos fios.
A nossa pele elimina milhares de células todos os dias e elas ficam acumuladas na parte mais externa da derme. Se você não fizer esfoliações constantes, o acúmulo pode entupir os poros.
Por isso, pelo menos duas vezes por semana é interessante esfoliar a barba com produtos específicos e fazer movimentos circulares.
Pequenos truques
Se você tiver falhas pequenas, pode deixar os fios crescerem consideravelmente para cobrir as áreas sem pelos. Outra dica interessante é usar um secador de cabelo e um pente para mesclar os pelos.
As falhas se concentram nas bochechas? Então, fuja das barbas de comprimento médio porque os pelos costumam se contorcer e se destacar. Prefira as barbas mais curtas!
Se você aparar algumas áreas, vai causar a impressão que as outras são cheias. Quando você corta o cabelo, por exemplo, e deixa os fios mais curto nas laterais, causa a ilusão de que o cabelo é mais cheio na parte central. Então, se você tem uma barba irregular na parte de cima, traga a linha de barbear mais abaixo na bochecha – isso vai criar bordas afiadas e dar a impressão de uma barba cheia e sem falhas.
Outra dica é: repare no seu queixo. Ele é sem definição é pequeno? Então, corte os pelos acima do pomo de Adão e deixe os fios mais longos no queixo. Mas preste atenção! A borda da barba precisa ficar abaixo do queixo real, e arredondar o corte causará a impressão que o seu rosto é mais gordo.
Mas, se as suas falhas forem amplas e nenhuma das dicas anteriores funcionou, você pode procurar um médico que te recomende um medicamento específico para o crescimento de pelos na região. O mais conhecido se chama minoxidil barba, mas, para tomá-lo, é importante ter o acompanhamento de um especialista!