Inscreva-se no Canal

Cuidados com a pele masculina no verão

O verão exige mais cuidados com a pele do que você imagina – e não estamos falando só dos cuidados que você tem que ter para evitar, por exemplo, o câncer de pele.

Com as altas temperaturas e maior exposição ao sol, a pele sofre e, mesmo que você não perceba na hora, as consequências a longo prazo podem ser bem nocivas para a sua saúde.

+ Veja como diminuir a irritação depois de fazer a barba

Ao contrário das mulheres, que se preocupam mais em usar protetor solar diariamente, a maioria dos homens acaba ignorando essa atitude por achar que apenas alguns minutos de exposição ao sol não são o bastante para prejudicar a pele.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Há também a ideia equivocada de que a pele feminina é mais sensível que a masculina, e por isso exige mais cuidados.

Bom, a verdade é que existem diferenças entre a pele das mulheres e a dos homens, mas, na verdade, a pele masculina também é bem frágil. Aliás, ela é mais oleosa que a pele das mulheres por causa da dilatação dos poros que expelem os pelos da barba. Ela também produz mais suor e, às vezes, uma quantidade maior de micro-organismos.

Além disso, apele do homem é mais suscetível ao envelhecimento por causa da menor produção de antioxidantes naturais quando comparada a pele feminina.

O aumento da radiação solar e dos raios ultravioleta fazem com que a pele do homem seja mais predisposta aos efeitos negativos dos radicais livres no verão. Por isso, o verão deixa a pele do homem ainda mais predisposta ao surgimento de manchas, rugas e linhas de expressão.

Para evitar os dados causados pelo sol, veja os principais cuidados que você deve tomar:

Lave o rosto todos os dias, mas não o tempo todo

Cuidados com a pele masculina no verão

Você precisa lavar o rosto com produtos específicos para a sua pele todos os dias, mas não o tempo todo. Exagerar na limpeza pode aumentar a oleosidade e intensificar o surgimento de cravos e espinhas.

Durante o sono, a pele transpira e acumula impurezas e ao final do dia acumula oleosidade, poeira, poluição e outras sujeiras provenientes do ar.

Essas impurezas são a porta de entrada para a acne: elas fecham os poros que respondem com o surgimento de inflamações, os cravos e espinhas.

Por isso, é fundamental lavar o rosto todos os dias e com um tipo de sabonete específico para o seu tipo de pele. Se a sua pele for mista ou oleosa, procure produtos que cuidem dela sem estimular ainda mais as glândulas sebáceas; se a sua pele for seca, use um sabonete que hidrate seu rosto sem obstruir os poros.

Independente do produto que você escolher, saiba que você não deve lavar o rosto com o mesmo sabonete que usa para lavar o corpo. A oleosidade e toda a composição desse tipo de produto pode prejudicar a pele do seu rosto, que é mais sensível e exige outro tipo de cuidado.

Evite produtos com álcool e esfolie a sua pele

Cuidados com a pele masculina no verão

Esse alerta vale para homens que usam loção pós-barba porque algumas têm álcool e podem irritar ainda mais a pele no verão, aumentando a vermelhidão e a sensibilidade da pele. Em vez desse tipo de produto, escolha versões com componentes próprios para acalmar e hidratar a pele.

A esfoliação da pele masculina também deve ser feita com maior frequência no verão, mas sempre com movimentos suaves para não sensibilizar ainda mais o rosto. A esfoliação da pele, quando realizada com os produtos certos, estimula a renovação celular, deixa a pele mais clara, desobstrui os poros e ainda diminui a oleosidade.

Como escolher o protetor solar

Cuidados com a pele masculina no verão

Você deve passar protetor solar sempre que sair de casa. É sério. As pequenas agressões solares parecem insignificantes mas podem, aos poucos, danificar a sua pele e causar problemas sérios.

Vale reforçar: não use no rosto o mesmo protetor solar que você usa no resto corpo. Como falamos das diferenças entre os sabonetes desenvolvidos para cada parte do corpo, também existem diferenças entre os filtros solares para cada área e elas se baseiam nas diferentes necessidades que cada parte pede.

Para escolher o fator solar que mais se encaixa no seu tipo de pele, você deve entender que cada pele se encaixa em fototipos específicos.

Os fototipos I e II são as peles mais claras, aquelas que não ficam bronzeadas, apenas vermelhas e queimadas. Para elas, o ideal são os protetores com FPS 60. As peles mais morenas entram nos fototipos III e IV. Nesse caso, escolha o FPS 50 no início do verão e diminua para o FPS 30 n o fim da estação, quando a pele provavelmente vai estar mais bronzeada.

Os fototipos V e VI são as peles bem mais morenas e negras. Elas não correm risco de queimaduras graves, mas precisam de proteção para evitar o câncer de pele. O ideal, se esse for o seu caso, é usar o FPS 30.

Quando for comprar seu protetor solar, também é interessante se atentar aos termos mais utilizados pelos dermatologistas e pela indústria farmacêutica na hora de catalogar os produtos.

Selecionamos as principais palavras que você pode encontrar nos rótulos:

Comedogênico: Cosméticos não comedodênicos prometem não bloquear os poros, evitando a formação de cravos e acne. Os produtos não-comedogênicos de limpeza e hidratação são especialmente formulados para a pele propensa à oleosidade, principalmente a pele oleosa e a mista.

Hipoalergênico: Menor possibilidade de reações alérgicas;

Proteção UVA: Os raios UVA são responsáveis pelo fotoenvelhecimento, pelo aparecimento de manchas, e são os mais perigosos porque penetram nas camadas mais profundas da pele e podem causar câncer de pele.

Transparência: Normalmente, produtos com transparência resultam em uma aplicação mais fácil porque não demoram para ser absorvidos pela pele.

Hidratante: Além da ação protetora, o filtro solar também hidrata a pele.

Oleosidade: Quando o produto é oleoso, você vai notar que a absorção é mais demorada e que a sua pele fica melada por bastante tempo depois da aplicação, mesmo que o branco do filtro solar já tenha desaparecido.

Beba muita água

Cuidados com a pele masculina no verão

A hidratação do corpo também é indispensável para manter a pele saudável.

A água mineral é um importante ingrediente e a sua falta pode causar, além da desidratação, fadiga, pele seca, problemas nos rins, pressão sanguínea irregular, câimbras, cansaço e até o funcionamento do intestino fica variável.

Os órgãos precisam dela para funcionar melhor e até o humor é influenciado pela simples e, ao mesmo tempo, complexa mistura de dois hidrogênios e um oxigênio.

Então, reforce a hidratação quando a temperatura subir e não se esqueça: o sol e o excesso de protetor solar também podem intensificar o surgimento da acne se você não retirar o produto da forma certa e não lavar o rosto depois.

Quando for para a praia e redobrar a quantidade de protetor, não se esqueça de limpar a pele com tônicos adstringentes.

Por fim, mantenha uma boa alimentação e coma muitas frutas e legumes para hidratar o corpo e prevenir os sinais de envelhecimento.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »