Antes de tudo, saiba que não há problema algum em ser alto demais ou baixo demais, mais gordo ou mais magro. Frequentemente cometemos o erro de nos comparar com terceiros e acreditar que o nosso corpo precisa ser parecido com o corpo do outro para sermos aceitos pela sociedade – ou pelas mulheres.
+ Como se vestir bem sendo baixinho
+ 8 passos para ser mais confiante e atraente, segundo a ciência
Isso está errado. O seu biótipo é diferente e você precisa abraçar e aceitar isso. Quando você se sentir confortável no próprio corpo, vai sempre parecer bem vestido e confiante.
Bom, com isso em mente, veja as nossas dicas de estilo para homens baixos:
O corte é fundamental
Você pode curtir bermudas mais largas e camisetas bem soltas mas, se não quiser parecer perdido no meio dessas peças, preste atenção no corte das roupas e escolha aquelas cujo caimento está ajustado no seu corpo. Você vai perceber a diferença ao valorizar um bom corte.
Estar bem vestido te deixa mais confiante
Isso é comprovado pela ciência (como apontamos neste artigo) e você vai se surpreender ao perceber como uma boa peça de roupa pode te deixar mais confiante.
Não estamos dizendo, por exemplo, que você precisa gastar rios de dinheiro em um terno, estamos dizendo que você precisa escolher um terno com as medidas exatas para o formato do seu corpo.
Alem disso, é fundamental se vestir da forma certa para determinada ocasião e isso inclui tirar um tempo para pensar na roupa adequada. Calça jeans, tênis e camiseta pode ser uma excelente escolha de visual para um passeio no shopping, mas se você quiser impressionar em um jantar, é melhor optar por outra combinação.
Não use calças de cintura baixa
Esse tipo de calça vai te deixar ainda mais baixinho e encurtar as suas pernas. Então, opte por uma cintura alta ou média, desse jeito, as proporções do seu corpo vão continuar equilibradas.
Deixe a gravata para o escritório
Se você precisar trabalhar de gravata, tome cuidado com o comprimento dela: independente da estatura do homem, a gravata deve terminar no início da fivela do cinto (de cima para baixo). Nunca deve ficar curta demais (acima da fivela) ou comprida demais (abaixo dela).
Mas, se você for baixinho, o choque visual de usar uma gravata no comprimento errado por ser ainda maior, então, preste atenção nisso! Uma boa dica é apostar em gravatas mais finas para manter as proporções do tronco.
Fora do escritório, evite o uso. Jonathan Li, especialista em moda do Huffington Post, garante que você vai parecer mais esguio sem uma gravata no seu pescoço.
Atenção nos sapatos
Você pode usar os modelos Oxford ou Derby com um salto mais discreto, mas não jogue seu estilo no lixo com sapatos plataforma.
Use lenços nos bolsos
Se você for em algum evento que peça um traje formal, pode apostar no lenço dobrado no bolso do terno. Essa dica também é válida para visuais corporativos mais tradicionais!
Além de ser uma estratégia extremamente elegante, você vai direcionar os olhares para a parte de cima do seu corpo e, em um efeito de ótica, vai parecer mais alto.
Entenda qual cor te favorece
Pode parecer trabalhoso mas, quando você descobrir as cores ideais para o seu tom de pele, um mundo novo se abrirá diante dos seus olhos.
Vamos te ajudar: para entender se o seu tom de pele é quente ou frio, pense se para você é fácil ficar queimado (não bronzeado) no sol. Sim? Então, o seu tom de pele é frio.
Você fica melhor em peças mais douradas ou prateadas (faça um esforço e tente pensar em peças que sigam essas tonalidades)? Se você combina mais com peças douradas, o seu tom de pele é quente.
Ao descobrir isso, você pode optar por cores que te favoreçam: quem se bronzeia com facilidade, por exemplo, combina bastante com tons de azul.
Usar essa estratégia vai te deixar mais confiante nas suas roupas e, consequentemente, todo o visual vai ficar mais harmônico.