O tema Porte de Armas é uma coisa que costuma dividir opiniões e formar dois grandes grupos: um pró-direito de ter e outro que concorda que ele não deveria existir.
E você, é a favor ou contra a posse e o porte de armas? Se ainda não tem uma opinião definida, confira no link o bate-papo que tivemos sobre o desarmamento!
Abaixo seguem alguns motivos a favor e contra o desarmamento:
A Favor do porte de armas
– O indivíduo com o direito de defender sua vida, a de sua família e também seu patrimônio. Com o devido treinamento, pode-se evitar muitos acidentes dentro de casa;
– A criminalidade aumentou pois o ladrão sabe que estamos desarmados, enquanto eles estão com armas;
– Só tem direito ao porte o cidadão sem precedentes criminais e com os devidos exames que comprovem seu equilíbrio psicológico para possuir armas legalizadas;
– O Estado não protege o cidadão como deveria, não oferece a segurança para que ele possa viver em segurança;
– Atualmente, as armas estão na mão dos bandidos e o cidadão está totalmente desprotegido.
Contra o porte de armas
– Reagir a um assalto pode aumentar as chances de desfechos fatais;
– Armas dentro de casa aumentam a possibilidade de ferir um familiar por acidente ou briga doméstica;
– Sem o devido cuidado e atenção, a arma pode ser roubada e acabar nas mãos do criminoso;
– A liberação total do porte de armas pode transformar o Brasil em uma guerra de todos contra todos, onde as pessoas irão buscar armas cada vez mais letais para se sentir mais protegido.
Sobre o porte no Brasil, atualmente:
É proibido andar com arma no Brasil. Levá-la no carro também. Só vale se a PF entender que a pessoa exerce profissão de risco (como segurança de carro forte) ou está sob risco de vida. Policiais e militares são exceção à regra.
Para ter a posse de arma, precisa de um registro para civis é emitido pela PF por meio do Sistema Nacional de Armas. Com a liberação, o proprietário fica autorizado a ter o equipamento em casa ou no trabalho, restringindo somente a estes lugares. Caçadores, atiradores esportivos e colecionadores precisam recorrer ao Exército para transportar a arma (sem munição), ganhando uma “guia de tráfego”.
E se você quiser fazer uma pergunta para a gente é só mandar um e-mail para contato@manualdohomemmoderno.com.br ou acessar o formulário: http://bitly.com/1k3IIA3