Inscreva-se no Canal

5 formas de fazer mais coisas em pouco tempo

Você é o tipo de pessoa que vive pedindo mais horas no seu dia porque acredita que não consegue realizar tudo o que precisa em 24 horas? Bom, saiba que o Bill Gates também tem a mesma quantidade de horas diárias que você. Então, o seu problema provavelmente é falta de pro-atividade e de motivação.

Que tal começar a priorizar as suas tarefas e se organizar melhor?

Nossas vidas estão aparentemente mais ocupadas do que nunca. Algumas pesquisas sugerem que a maioria de nós se sente sob a pressão crescente de fazer mais em menos tempo. Essa pesquisa até descobriu que as pessoas se sentiam muito ocupadas até para participar da pesquisa em questão.

Para alguns de nós, o trabalho é o principal culpado, e agora que home office é realmente uma alternativa, pesquisas também apontam que muitas pessoas simplesmente não param de trabalhar um segundo sequer.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Alguns também consideram que são as pressões sociais que criam a sensação de nunca ter feito o suficiente. Se é o sucesso físico ou acadêmico, as realizações daqueles que nos rodeiam nos fazem sentir que deveríamos estar fazendo mais. As redes sociais intensificam ainda mais esse sentimento.

Em vez de simplesmente tentar fingir que a sensação de estar sobrecarregado não existe, você pode tentar fazer mais no tempo limitado que você tem.

Parece difícil? Bom, não é. Existem algumas coisas muito simples que você pode fazer para começar imediatamente a tirar mais do seu tempo.

Listamos abaixo 5 dicas fáceis para fazer mais coisas em pouco tempo:

Aprenda a aprender mais rápido

5 formas de fazer mais coisas em pouco tempo

Não, ninguém está dizendo para você não ir para a aula ou pular a faculdade. Mas existem técnicas de aprendizagem que podem te fazer aprender mais rápido. Mas é um que muito poucas pessoas realmente parecem empregar.

Por exemplo: você está estudando como funciona um novo aplicativo e precisa aplicar esse conhecimento no seu trabalho. Em vez de simplesmente ler e reler sobre o tema, use o que você aprendeu no seu dia a dia, mas em outras áreas da sua vida. Experimente explicar como o aplicativo funciona para os seus amigos durante o almoço, em um ambiente que não tenha relação alguma com o seu trabalho.

Se você estiver aprendendo outro idioma, pode aplicar esses conhecimentos no seu dia a dia fora do seu horário de estudo. Desse jeito, você estuda sem necessariamente estar estudando. Ao longo do dia, quando ouvir uma palavra em português, traduza essa palavra para o idioma que você está estudando e anote.

Você também pode pronunciar a palavra em questão e gravar no seu celular para ouvir depois. Assim, você estuda durante o dia todo sem precisar reservar um tempo exclusivo para isso.

Divida seu tempo em pedaços

5 formas de fazer mais coisas em pouco tempo

Você pode não ter ouvido falar da “Técnica Pomodoro”, mas ela é bem antiga e pessoas bem sucedidas a usam de várias formas diferentes.

Basicamente, você escolhe uma unidade de tempo para ser o seu “bloco de trabalho”: 25 minutos é um ponto de partida padrão. Em seguida, defina um temporizador para esse período de tempo e trabalhe solidamente até que o temporizador se esgote. Em seguida, faça uma pequena pausa de, por exemplo, 5 minutos, antes de iniciar o próximo ciclo. Depois de um número designado de ciclos – normalmente em torno de 3  – você faz uma pausa mais longa.

A graça de trabalhar assim é que você elimina a tentação de verificar seus e-mails, pegar uma xícara de café, ou conversar com seus colegas. Você sabe que uma ruptura de cinco minutos virá em seguida, então fica mais fácil trabalhar com foco antes disso.

Essa técnica é fundamental em tempos de redes sociais, afinal, estamos o tempo todo olhando o celular, checando o Facebook ou os nossos e-mails.

Na minha opinião, a melhor coisa sobre a “Técnica Pomodoro” é que você não mede mais o trabalho na quantidade de tempo gasto no escritório ou sentado no seu computador. Em vez disso, você mede sua produtividade na quantidade de tempo gasto realmente trabalhando.

Ela também tira a sua culpa por passar um tempo nas redes sociais, afinal, esse tempo está sendo calculado.

Use a técnica HIIT para malhar e poupar tempo

5 formas de fazer mais coisas em pouco tempo

Quanto tempo você gasta por semana na academia? Se sua principal razão para passar horas a cada semana malhando é manter a gordura corporal baixa, então você poderia conseguir os mesmos resultados em uma pequena fração do tempo, realizando treinamentos de HIIT.

Os treinamentos de HIIT (High-intensity interval training, ou treinamento intervalado de alta intensidade) são aqueles que te fazem alternar, por exemplo, uma corrida lenta e moderada e explosões de intensidade. Um tempo regular de corrida, digamos, é de 30 segundos de velocidade intensa seguido por 2 minutos de repouso. O processo é repetido por cerca de 20 ou 30 minutos.

É claro que esse tipo de treinamento deve ser acompanhado por um profissional e você precisa ter seus exames em dia – principalmente os exames cardíacos – para garantir que não vai passar mal. Mas, mesmo assim, é uma boa técnica para reduzir o tempo na academia.

Preste atenção no que você come

Eu não preciso te falar sobre o impacto que sua dieta pode ter na sua rotina. Não importa se seu objetivo é melhorar o desempenho físico ou mental: sua dieta essencialmente define os limites do que você é capaz de atingir.

Comer direito pode aumentar seu desempenho tanto na academia, quanto na faculdade, na escola ou no trabalho.

Por exemplo, digamos que você está tentando reduzir a quantidade de tempo que você gasta estudando. Em vez de apenas estudar por menos tempo e correr o risco de se prejudicar, você pode tentar melhorar seu foco e aprender mais em pouco tempo. Uma maneira de fazer isso é otimizar sua dieta para melhorar o desempenho cognitivo. Você pode, por exemplo, comer peixes mais oleosos para absorver o omega-3 e ovos para absorver colina (pré-requisito para a formação de neurotransmissores-chave).

Faça listas

5 formas de fazer mais coisas em pouco tempo

Fazer listas é fundamental para organizar a sua vida.

Elas são excelentes porque potencializam o seu tempo: coloque em um papel tudo o que você tem para fazer naquele dia e ordene cada item por prioridade. Isso vai te fazer ter uma percepção muito clara da dimensão e importância do que você deve fazer, e, consequentemente, você vai conseguir pensar no tempo que terá que dedicar para cada tarefa.

Além de se organizar melhor, o prazer de riscar um item da lista tem um efeito fundamental no cérebro para te ajudar a produzir mais e mais.

 

 

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »