9 Passeios em São Paulo (para se apaixonar ainda mais pela cidade)

Passeios em São Paulo

São Paulo, essa dura poesia concreta e apaixonante, como bem disse Caetano, proporciona experiências das mais diversas. A maior cidade da América Latina completa mais um aniversário, 464 anos, recheada de pontos históricos, cultura e o espírito plural do paulistano.

+ 9 Motivos para amar São Paulo (apesar de tudo)

Tanto que falam por aqui que é possível encontrar um pouco de cada lugar no mundo em SP. Para comprovar isto e celebrar este aniversário, separamos uma lista de lugares de São Paulo que você deveria ir pelo menos uma vez na vida, sendo você paulistano ou não. Se liga!

Avenida Paulista

Passeios em São Paulo

A mais icônica das Avenidas da Cidade é nosso início. E, vamos aproveitar que aos domingos e feriados ela fecha para carros e mantém-se aberta para o público passear para indicar as muitas coisas que você pode fazer por lá!

No coração da Avenida Paulista está o MASP, o mais famoso museu da cidade. Enquanto dentro do espaço tem um dos mais importantes acervos de arte da América Latina (além de exposições temporárias), embaixo dele acontecem feiras, eventos e manifestações populares.

Outros Centros Culturais, como Itaú Cultural, Instituto Cervantes, Centro Cultural Fiesp, Casas das Rosas e Instituto Moreira Salles merecem sua visita, localizados de ponta a ponta da cidade.
Aos domingos, feira de antiguidade acontece no vão do MASP, enquanto que a Feira Como Assim? reúne pequenos criadores de roupas, peças de decoração e design.

Quem estiver a fim de eletrônicos e importados, as quatro galerias espalhadas pela Avenida dão conta com novidades e bons preços; enquanto cinco cinemas de ruas exibem filmes fora do circuito dos Shoppings e com pegada alternativa.

Os parques Trianon e Mário Covas são opções de verde na região e quatro livrarias proporcionam um encontro com a cultura para dar uma pausa, tomar um café e ler um livro.

Falando em café, vale a pena tomar um com a bela vista do Mirante 9 de Julho, terminando o turismo pela Paulista ao atravessar a Rua da Consolação pela Passagem literária da Consolação, que tem um sebo e rola apresentações artísticas e musicais por lá.

Liberdade

Passeios em São Paulo

O bairro, que ficou conhecido por ser o reduto dos imigrantes do Oriente em São Paulo, principalmente japoneses, coreanos e chineses, é uma boa sugestão de passeio para entender a influência oriental na capital paulistana.

Sua decoração é inspirada na Chinatown de San Francisco, EUA, com jardins japoneses, postes vermelhos com lanternas e letreiros verticais proporcionando uma identidade única na cidade. Até os faroletes do semáforo são estilizado com símbolos culturais próprios.

Vale visitar o bairro para passear pelas galerias com lojas dos mais diversos produtos (de eletrônicos, passando por vestuário e decoração até alimentos), turistar pelo museu da Imigração Japonesa e comer em algum restaurante típico oriental na região.

E, quem sabe terminar a noite em algum dos Karaokê da região para cantar com os amigos.

Bixiga

Passeios em São Paulo

O bairro formado por imigrantes italianos ganhou fama pela comunidade festeira e boas indicações gastronômicas.

Como estivesse na Itália, vamos começar pela culinária. O bairro reserva várias boas cantinas, ambientando o público em uma temática ítalo-brasileira, música típica e com gastronomia que aposta em massas.

Além disso, no mês de agosto inteiro acontece a Festa de Nossa Senhora da Achiropita, quando a comunidade fecha a Rua 13 de Mai para montar barracas com culinária, dança e música italiana.

Para uma visita cultural, o Museu Memória do Bixiga guarda fotos e objetos que contam a história dos imigrantes italianos na região. Já o Museu do Óculos funciona em um casarão e espaço reúne mais de 700 peças que contam a história do acessório.

Aos domingos, a Feira de Antiguidades do Bixiga acontece na Praça Dom Orione, reunindo brechós e diversas coisas de época, como livros, discos, câmeras fotográficas, objetos de decoração, entre outros.

Se a ideia for assistir uma peça, três teatros tradicionais da região são opções de entretenimento ( Sérgio Cardoso, Teatro Oficina e Ruth Escobar).

Agora se você estiver a fim de ouvir um bom e clássico rock, basta terminar a noite em um dos bares da rua Treze de Maio, famosa por atender aos fãs do Rock’n Roll. Entre as opções, Café Piu Piu, The Wall Café e Alkatraz Rock Bar.

Além disso, uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade, a Vai-Vai, está no bairro e é ponto turístico, principalmente em dias de ensaio.

Baixa Augusta

Passeios em São Paulo

A região da Rua Augusta e arredores oferece opções para o dia todo, com cinemas, teatros e restaurantes. Mas é à noite que o espaço se destaca, com bares e baladas que animam o público jovem que frequenta.

Para comer e beber, padarias e bares tradicionais oferecem desde refeições completas a petiscos para acompanhar uma cervejinha. Vale a pena passar por estes aqui: Padaria Bella Paulista, Ibotirama Bar, Pedaço da Pizza, Restaurante Vegacy, Bar Pescador e Tubaína.

E, para curtir à noite, bares, pubs, baladinhas convencionais e alternativas animam o público. Astronete, Beco 203, Caos, Exquisito!, Tapas Club, The Pub, Z Carniceria, Comedians, Inferno Club e Lab Club são as dicas.

Mooca

Passeios em São Paulo

O antigo bairro operário da Mooca respira tradição. E nada é mais tradicional para o paulistano do que ir ao estádio do Juventus, na Rua Javari, para assistir a um jogo do time grená jogar enquanto degusta um Cannoli, uma iguaria típica italiana.

Outras boas dicas é visitar o Museu da Imigração e pedir um brunch. Mas, se você quer provar uma pizza legitimamente paulistana, deve passar na tradicional Pizzaria São Pedro ou na mais moderna Pizza da Mooca.

Se você gostar de uma boa sobremesa, existem boas opções na região, como a clássica doceria Di Cunto.

Estação da Luz

Passeios em São Paulo

Uma das estações mais movimentadas da cidade também é um dos cartões postais do paulistano. A estação em si rende uma ótima visita para conhecer a arquitetura antiga da ferrovia construída em 1901, época em que a expansão do café trouxe riqueza e investimentos para a cidade.

Já nos arredores, o Jardim da Luz, um parque aberto que conta com diversas esculturas para visitação gratuita. Para terminar, não pode deixar de passar na Pinacoteca do Estado, o museu mais antigo de São Paulo e que conta com um acervo de cerca de 9 mil peças do século 19 até hoje.

Parque do Ibirapuera

Passeios em São Paulo

Fundado em 1954, o Parque do Ibirapuera é considerado o pulmão de São Paulo. Não é pra menos, ele é uma reserva verde bem no meio da gigantesca cidade cheia de concreto e arranha-céus.

Seja durante a semana ou mesmo no fim dela, vale a pena fazer uma caminhada, corrida, piquenique, levar o cachorro para andar ou curtir a natureza por lá.

Além disso, no Ibirapuera você pode visitar o Museu Museu Afro Brasil, Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu de Arte Moderna (MAM), isso sem contar os diversos shows abertos e gratuitos que acontecem por lá nos finais de semana.

Mercado Municipal

Passeios em São Paulo

Construído em 1933, o Mercado Municipal é um dos principais pontos gastronômicos de São Paulo.

Com mais de 290 boxes, você encontra uma diversidade de frutas exóticas, sucos, temperos, carnes, cervejas e vinhos.

Você pode fazer compras e degustar as clássicas iguarias típicas do lugar, como sanduíche de mortadela ou pernil e pastel de bacalhau. Acompanhando um chope, é claro!

Centro de SP

Passeios em São Paulo

O centro de São Paulo é uma região rica em história, arquitetura e cultura. Se você quiser entender a formação do paulistano, precisa reservar um dia para passear por lá.

Ver a Catedral da Sé, um dos 5 maiores templos neogóticos do mundo; conhecer o Mosteiro de São Bento, com sua decoração barroca ricamente ornamentada, além da própria Praça da Sé, com diversos monumentos e esculturas, entre eles o célebre Marco Zero, que indica o “coração” da cidade.

Pátio do Colégio, Viaduto do Chá, Teatro Municipal, Vale do Anhangabaú, Praça das Artes e Cine Marabé são outros ótimos pontos turísticos que merecem sua visita.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »