5 Melhores Praias de Surf no Planeta, segundo Gabriel Medina

O Brasil (e o mundo), têm um novo Campeão do Surf. Com apenas 20 anos, o surfista paulista Gabriel Medina conquistou o Circuito Mundial de 2014 e tornou-se um dos mais jovem surfista a erguer o caneco, façanha que só o norte-americano Kelly Slater alcançou, em 1992 (ano do primeiro de seus 11 títulos).

“Consegui igualar o Kelly com essa vitória com 20 anos. Não sei por que Deus me escolheu nesse momento. É uma honra ter igualado meu ídolo. Kelly é o cara a ser batido. Tem 11 títulos mundiais. Sei que é muito chão ainda. Tem o Parko, o Mick, vários caras que têm três, quatro títulos. Claro, a última meta é passar o Kelly. Tenho muita coisa para fazer. Mas sonho é este”.

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 9

Convidados pela Oakley, tivemos um bate-papo com o primeiro brasileiro campeão mundial de surf. Com jeito de garoto, humildade e simplicidade, Medina apontou como seus pontos fortes a determinação, persistência e frieza na hora de decidir. E falou como foi o ano do seu primeiro título e perspectiva para os seguintes:

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

“Sem cobrança, foi mais fácil competir. Continuar no topo do surfe será muito difícil, mas não é impossível. Está é a minha meta”.

Pedimos então, para o garoto de Maresias montar uma seleção com as cinco melhores praias do Surf no Planeta. Confira esta lista feita pelo campeão do surf de 2014, Gabriel Medina.

1# Snapper Rocks, Gold Cost, Austrália

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 10

Um dos poucos lugares onde a intervenção humana acabou favorecendo a natureza. Os homens criaram o Superbank, uma bancada de areia artificial que melhoraram absurdamente o tamanho e frequência das ondas.

A onda encavala na frente das pedras, vira um pico que suga a água debaixo de você e gera um tubo oco. Depois a onda corre pela bancada como uma pista de skate com sessões de tubos longos pelo caminho.

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 4

Motivação especial: foi lá que Gabriel Medina venceu a primeira etapa do Circuito Mundial. O primeiro brasileiro a vencer nessas ondas australianas. Era um sinal de uma bela e inédita história que estava sendo escrita a partir dali.

2# Trestles, California

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 11
Trestles entrou para a lista top dos surfistas que visita a Califórnia, nos EUA. Ela não é uma cidade e nem uma praia, apenas. Trata-se, na verdade, de uma coleção de picos de surfe localizados em San Onofre, dentro da cidade de San Clemente. A região é dividida em Church, Middles, Lowers (onde rola o palco do WCT), Uppers e Cottons.

E não é fácil chegar até lá. Trestles fica a cerca de uma hora e meia de Los Angeles. Sem muita infraestrutura para turistas, se você quiser visitar o local é bom levar água e petiscos na mochila.

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 12

Motivação especial: Sede de uma etapa importante do campeonato mundial de surfe, o World Champion Tour (WCT), esta foi na praia em que Medina disputou a 8ª etapa do WCT, no ano em que se sagrou campeão do torneio.

3# Cloudbreak, Tavarua, Ilhas Fiji

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 13
Uma ilha no coração de Fiji, o espaço é gerido por uma surf camp privada e só pode  ser visitada por convite, restringindo a cinquenta pessoas de cada vez.

A onda de Cloudbreak quebra em Fiji, que recebe ondulações praticamente o ano todo. A melhor época vai de março a outubro, porém é possível pegar boas ondas nos outros meses. O tamanho das ondulações variam de 2 a 18 pés (de meio a 6 metros).

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 14

Motivação especial: o Brasil voltou ao topo do ranking mundial com Gabriel Medina conquistando mais uma vitória inédita para o surfe brasileiro no ASP World.

4# Teahupoo, Tahiti

Melhores Praias para Surf no Mundo, Gabriel Medina
Famosa por ter uma das ondas mais casca grossa do planeta, tão altas e tão intensas que às vezes parecem irreais, Teahuppo figura na lista de locais obrigatórios por grandes surfistas mundiais.

As ondas quebram sobre bancada de coral rasa e produz os tubos mais incríveis já vistos.

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 15

Motivação especial: A vitória de Gabriel Medina sobre Kelly Slater em um dia de ondas de quatro metros de altura em Teahupoo, deixou o brasileiro com uma ótima vantagem na liderança do Circuito Mundial de Surfe. Faltando quatro etapas para o fim da temporada, Medina estava perto de se tornar o primeiro brasileiro a ser campeão mundial.

Na grande final o brasileiro Gabriel Medina derrotou o 11 vezes campeão mundial por 18.96 a 18.93, um resultado brilhante e muito importante para o brasileiro, não só por vencer Slater em ondas grandes e perfeitas, mas por abrir uma grande vantagem no ranking nessa reta final do WCT 2014.

5# Pipeline, Hawaii

Melhores Praias para Surf no Mundo, Gabriel Medina 2
Considerada a meca do surf com as ondas mais maciças que chegam a 30 metros, colocando medo até nos veteranos big riders. Tem entre novembro e fevereiro os melhores meses para a prática do esporte, ou melhor, para quem curte ondas agressivas e prontas para serem ‘domadas.

Melhores Praias para Surf no Mundo, segundo Medina 16

Motivação especial: Foi neste espaço sagrado do surf que Gabriel Medina consagrou-se como o Campeão do Circuito Mundial de 2014. Com isto, o brasileiro igualou um recorde de Kelly Slater. Aos 20 anos, é o mais jovem surfista a erguer o caneco.

O título de Medina veio em Pipeline, pouco antes de ele entrar nas quartas de final. Já campeão, seguiu até a final, tirou uma nota 10 e foi vice da etapa.

 

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »