Nike Free 2019: Marca lança linha de tênis de corrida que ´proporciona “correr de pés descalços”

Nike Free 2019

No dia 17/4, a gigante dos produtos esportivos lançou o Nike Free 2019, um tênis que proporciona o mais próximo possível a sensação de ‘correr de pés descalços.

A linha tem por objetivo prestar uma homenagem aos 15 anos de lançamento do Nike Free original, criado em 2004 que, segundo a empresa, pretende marcar o retorno da ‘corrida natural’, conceito que foi muito divulgado e incorporado pelos corredores no início da década de 2000.

História do Nike Free

Nike Free 2004

A ideia da plataforma, que vai na contramão dos calçados de corrida com foco no amortecimento, surgiu em 2001, quando designers da marca viram os atletas da Universidade de Stanford correndo descalços na grama da pista de atletismo da escola. Os treinos eram assim porque o treinador da instituição acreditava que isso melhorava a saúde dos pés e fortalecia a parte do corpo para as provas.

Foi por isso que a Nike começou a investigar a veracidade desta teoria. Depois de um ano de aprofundamento de estudos dos pés descalços na grana a conclusão foi que o pé apresentava uma pisada mais natural e se flexionava mais.

Com o tempo de treinamento descalços, os corredores ganharam benefícios como maior flexibilidade nos pés, mais equilíbrio e força.

A grande missão seria tentar reproduzir um tênis que emulasse um pé descalço o mais próximo possível. Assim, surgiu o protótipo de uma sapatilha de corrida que tinha cápsulas de silicone afixadas em uma malha fina e leve. O calçado mais lembrava uma sapatilha de balé do que um tênis de corrida.

Os designers evoluíram este primeiro protótipo para transformá-lo em um tênis que proporciona uma pisada natural aplicável a mais corredores. O objetivo era fazer com que o pé se movesse de maneira desejada, o mais naturalmente possível. Surgiu então o Nike Free 2004.

Comprar

Nike Free 2019

Nike Free 2019

A linha Nike Free 2019 é mais flexível que os primeiros modelos. A recomendação é para usar o calçado em distâncias menores e para quem quer ter a sensação de correr descalço. Isso tem por objetivo fortalecer a musculatura do pé.

A coleção conta com uma entressola mais firme e mais plana, melhorando a conexão com o chão e a amplitude de movimentos naturais.

São dois modelos diferentes: o Nike Free RN 5.0Nike Free RN Flyknit 3.0

Nike Free 2019

Nike Free RN 5.0 é 26% mais flexível e apresenta 2 mm a menos de drop (a diferença entre a altura do pé ao solo medida no calcanhar e na articulação do metatarso com a falange (sola mais próxima dos dedos). O cabedal é minimalista, de malha stretch que proporciona ventilação e flexibilidade no modelo 5.0.

Nike Free RN Flyknit 3.0 é 37% mais flexível e tem drop 1 mm menor do que os modelos 2018. O cabedal é reforçado e sem cadarço que se ajusta ao pé como se fosse uma segunda pele.

Nike Free 2019

O logotipo da marca em tamanho menor em toda a linha simboliza a intenção de menor quilometragem do tênis.

A coleção Nike Free 2019 está à venda no site oficial da Nike e você pode conferir por este link!

Comprar

 

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »