Dicas para não se dar mal na Black Friday

A Black Friday brasileira pode ser a maior isca de otário do mundo. Veja como não se dar mal na suposta data de descontos aqui.

Nos Estados Unidos a Black Friday é um dia incrível para comprar produtos que estão saindo de linha por um preço reduzido. No Brasil, ainda tem sido a data onde muitos consumidores ficam com o pé atrás

Como nem todo site que participa da Black Friday é fraudulento, separei algumas dicas simples para te ajudar a fazer compras na sexta-feira preta. Confira:

O site é confiável?

Essa não vale só para o dia de descontos, mas para o resto da sua vida. Você realmente confia no site onde vai fazer sua compra online? Conhece alguém que já comprou lá? Viu se tem reclamações na internet sobre ele? Que tal pesquisar um pouco antes de sair gastando seu rico dinheiro?

Depois disso, vale a pena pesquisar se o site realmente participa do Black Friday ou tá de sacanagem com você. O Procon liberou uma lista de sites que não são confiáveis e que estavam aplicando golpes nos últimos anos. Vale a pena conferir a lista e nunca mais comprar em nenhum deles.

Verifique o preço do produto

Xmas time

A parada da Black Friday é comprar um produto com desconto. Por isso, certifique-se de que o produto está com preço reduzido. Você pode ir num comparador de preços, que mostra se outras lojas estão vendendo a parada mais barata e variação de preços em produtos online; ou até mesmo no Google.

Não saia comprando se você não tem nas mãos algo com desconto digno de se chamar Black Friday. Se o preço for o mesmo, vale a pena segurar e comprar em qualquer outra data quando você tiver com uma grana sobrando.

Evite horários de pico

shutterstock

Outra treta tensa. A maioria dos sites bons que participam do Black Friday simplesmente param de funcionar durante a Black Friday por causa do alto número de visitas. Por isso, tente evitar os horários de pico, que são das 0h às 2h e das 12h às 14h.

Guarde os comprovantes da venda

Guarde os comprovantes

Feita a sua compra, imprima ou apenas salve todos documentos e telas que provem que a compra foi feita e que o pedido foi aprovado. Isso vai te ajudar a resolver qualquer dor de cabeça no futuro caso os produtos que você comprou não cheguem.

Você realmente precisa dessa parada?

Você precisa

A grande pergunta pra se fazer é: você vai usar esse produto que comprou na Black Friday? Aqui no Brasil, muitos sites se aproveitam da data para desovar uma porrada de lixo que ninguém quis comprar. Então, não vá todo pimpão comprar a xepa da internet.

A dica é caçar os melhores produtos que realmente vão ser úteis ou buscar aquelas pequenas coisas que você quis ter, mas não se empolgou com o preço. Não é difícil se dar mal na Black Friday brasileira, por isso pesquise bastante antes de sair clicando e comprando.

Compartilhe
Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso