Tatuagem em menor de idade: 7 coisas que você precisa saber

tatuagem em menor de idade

Com os desenhos tomando conta do corpo de ídolos jovens e jogadores de futebol, não é difícil imaginar que a onda de tatuagem em menor de idade tenha ganhado força e adeptos, ao mesmo tempo que enfrenta muita barreira e preconceito.

Mas, será que vale a pena fazer a arte no primeiro impulso de vontade?

Para responder a algumas dúvidas suas que devem estar pairando na sua cabeça ou mesmo levantar questões que terão peso no seu futuro pessoal e profissional, se liga nas perguntas:


Assista ao vídeo e veja se vale a pena fazer tatuagem na adolescência

Tatuagem em menor de idade é legal?

No Brasil não existe uma lei única e federal sobre tatuagem em crianças e adolescentes no Brasil. Cada Estado possui suas regulamentações.

Mas, em todos eles, se feita sem o consentimento dos pais, é crime. Configura em lesão corporal de natureza grave, porque resulta em deformidade permanente (art. 129, §1º, III, do CP), conforme entendimento fixado pela 9ª Câmara de Direito Criminal do TJSP.

Mesmo assim, adolescente consegue fazer tatuagem?

tatuagem em menor de idade

Agora se feita com o consentimento dos pais, em muitos estados não é crime. Entra aqui não só o consentimento válido como o princípio da adequação social (é a mesma coisa, guardadas as devidas proporções, que a perfuração da orelha da criança).

Em Rio Grande do Sul, por exemplo, só a partir de 16 anos é possível. Nos casos de consentimentos dos responsáveis, os pais precisam autorizar por escrito e ainda estarem presentes no estúdio.

Já em São Paulo, há uma lei estadual que paulista que proíbe a tatuagem em menor, mesmo com o consentimento dos pais.

Por que existe a proibição de fazer tatuagem em menor?

Seria como forma de proteção. A tatuagem, em muitos casos, pode ser um ato impulsivo, que é comum na menoridade. Depois pode haver arrependimento e até mesmo prejuízo (tendo em vista o preconceito profissional que ainda existe em relação à tatuagem).

Uma tatuagem em menor pode te impedir de ter um emprego no futuro?

Apesar de muitas empresas já mudarem sua visão sobre a arte na pele, ainda existem áreas em que a tatuagem é mal vista e um critério para exclusão do candidato.

Mas, não é possível remover tatuagens?

tatuagem em menor de idade

Apesar das técnicas de remoção serem bem avançadas, a tatuagem ainda precisa ser visto como um trabalho permanente, já que o processo pode ser difícil, doloroso e caro. Então, apesar da possibilidade de apagar a tattoo, é melhor não contar com isso.

Existem risco à saúde para fazer uma tatuagem?

Se feito em estabelecimentos adequados, com condições de higiene exigidas pela Vigilância Sanitária, não. O problema é que, como estes estabelecimentos normalmente não fazem tattoos em adolescentes, a tendência é do menor frequentar um lugar sem preparo nenhum e condições mínimas de higiene.

O que o jovem deve fazer quando surgir a vontade de fazer uma tatuagem?

Como toda escolha envolve risco, esta, que tende a ficar em definitiva ou por muito tempo no seu corpo, deve ser feita de maneira bem pensada. Considerando que você é menor de idade, precisa também conversar com seus pais, buscar informações e esclarecer todas as dúvidas para seguir em frente na ideia. Nós aqui, recomendamos que você espere um pouco para fazer depois dos 18 anos.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »