Homens com tatuagem têm um melhor sistema imunológico

É tatuado? Então é bem provável que a sua saúde seja melhor. Pelo menos, é isso que a ciência diz.

Um novo estudo vai te dar mais um motivo para fazer mais tatuagens: homens tatuados têm um sistema imunológico melhor do que o daqueles sem tatuagem alguma. E o mais legal se você é um entusiasta dessa arte: o resultado do estudo só vale para quem tem mais de uma tatuagem no corpo.

Pesquisadores da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, descobriram que o corpo reage melhor a cada novo desenho fixado na pele. Com a melhora das respostas imunológicas, o organismo todo fica menos suscetível a novas infecções – o que evita o surgimento de novas doenças – e, por isso, é preciso de mais uma tatuagem no corpo.

A equipe usou a seguinte analogia: fazer tatuagens funciona como malhar. Da primeira vez que você vai na academia, o corpo ainda não está acostumado e, por isso, se sente fraco. Isso causa aquela sensação de exaustão depois da malhação – da mesma forma que o corpo também fica exausto ao ser “contaminado” por um agente externo.

Homens com tatuagem têm um melhor sistema imunológico

Mas a resistência aumenta quando você repete o processo, e foi isso que os cientistas perceberam quando analisaram o organismo de um grupo de voluntários durante a sessão. Os pesquisadores também checaram quantas tatuagens a pessoa já tinha e a duração da aplicação da tinta na pele.

Para completar a pesquisa, eles também analisaram a quantidade de um anticorpo chamado imonuglobina A e do cortisol, o hormônio relacionado ao estresse, na amostra de sangue. Eles perceberam que os níveis da imunoglobulina caem “menos” depois de cada tatuagem. Ou seja, o corpo fica cada vez mais protegido.

O resultado empolga, mas mais pesquisas são necessárias para determinar a tese, afinal, a pesquisa foi feita com uma amostra limitada: 24 mulheres e 5 homens.

Porém, você ainda pode usar essa notícia como desculpa para se rabiscar mais vezes!

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso