Ibuprofeno, presente em anti-inflamatórios, pode causar infertilidade e disfunção erétil

Ibuprofeno causar infertilidade e disfunção erétil

O famoso anti-inflamatório Ibuprofeno, utilizado frequentemente para aliviar a dor, febre e inflamação, não exige receita médica, porém, um novo estudo aponta que ele pode comprometer a fertilidade masculina. Pois é! Se você é daqueles que toma Advil, por exemplo, sempre que sente uma dor aqui ou outra ali, tome cuidado.

De acordo com o estudo do periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), dos Estados Unidos, o uso prolongado e intenso deste remédio, que também é bastante conhecido por um dos nomes comerciais, Advil, altera a fisiologia e função do testículo humano, gerando uma condição chamada de hipogonadismo.

Em outras palavras, isso significa que os testículos deixam de secretar quantidades adequadas de testosterona e têm sua habilidade de produção de esperma prejudicada.

A pesquisa analisou 31 homens com idades entre 18 e 35 anos. Parte deles tomou 1.200 miligramas de ibuprofeno todos os dias durante seis semanas e outra recebeu placebo. Como resultado, as altas doses da droga reprimiram as células endócrinas dos testículos e fizeram com que a glândula pituitária, que controla a produção hormonal, fosse estimulada. Consequentemente, aconteceu uma desordem reprodutiva e física que está associada à infertilidade e disfunção erétil.

Como os efeitos foram fruto do consumo prolongado, os dados não se referem a quem toma o medicamento de vez em quando, mas faz um alerta referente aos riscos de tomar ibuprofeno indiscriminadamente ou por muito tempo.

Então, por enquanto é melhor optar por outros remédios para aliviar a dor quando ela bater.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »