Descubra por que os mamilos ficam duros

Já se perguntou por que isso acontece? A ciência também e só agora ela encontrou uma resposta.

Você já deve ter reparado que eles endurecem quando a temperatura abaixa, quando bate um ventinho ou quando rola tesão, mas já parou para entender por que isso acontece? Recentemente, os cientistas descobriram que existe um neurônio só para fazer isso.

Apenas no córtex cerebral, há pelo menos 16 tipos diferentes de neurônios e um deles tem a função de enrijecer os seus mamilos.

A descoberta foi feita por um grupo de neurobiólogos do instituto sueco Karolinska e, segundo o estudo, existem pelo menos dois tipos de células nervosas especializadas em funções parecidas: as que endurecem os mamilos e as que arrepiam a pele.

O experimento foi feito através de células nervosas retiradas de várias partes do corpo de ratinhos logo nos primeiros dias de vida. Os cientistas observaram o desenvolvimento dessas células e perceberam que, aos poucos, elas iam se especializando em determinadas funções.

Crédito: Reprodução

Os dois neurônios específicos que endurecem os mamilos e arrepiam a pele são, inclusive, desenvolvidos nos primeiros três dias de vida.

Elas fazem parte do Sistema Nervoso Simpático (SNS), aquele responsável pelas reações involuntárias, e agem da seguinte forma: quando os neurônios recebem um estímulo de frio, eles respondem estimulando os músculos daquela região.

Pronto, agora você tem outra curiosidade interessante para contar na mesa do bar!

Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso