Descubra o que acontece com seus nudes quando você os envia para alguém

Descubra o que acontece com seus nudes quando você os envia para alguém

Confia na pessoa para quem você enviou seus nudes? Tudo bem, isso é importante – mas suas fotos não estão completamente seguras apenas por causa disso, sabia? Se você bateu uma fotografia, vai demorar para ela sair do seu aparelho. Pior ainda: quando você envia a foto para alguém, ela percorre diversos servidores na internet — e alguém pode interceptar essa foto no meio do caminho.

Existem três coisas que você precisa saber antes de enviar qualquer foto íntima: é fundamental desativar o upload automático presente em serviços de fotos do seu celular; criptografia é um pilar essencial; e, por último, também existe a obrigação de esconder marcas corporais que reconheçam a pessoa (ou você) na imagem – como tatuagens, pintas específicas e etc.

Para entender melhor, o portal UOL conversou com Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky Lab:

Antes de tudo, vamos responder a pergunta mais básica: é realmente seguro enviar fotos pelo WhatsApp e pelo Facebook Messenger? Existe alguma maneira de as fotos serem interceptadas?

Segundo Marques, “desde o momento em que a foto é armazenada no dispositivo, já existe a possibilidade de ela ser capturada por alguém mal-intencionado, não somente pelo fato da interceptação do envio, mas também pela forma como a foto possa estar sendo armazenada”, afirma. “A maioria dos dispositivos vêm com opções de backup em nuvem habilitado por padrão, então todas as fotos são automaticamente enviadas para sua conta na nuvem — onde, infelizmente, grande parte dos usuários não se preocupam em proteger de maneira adequada. Um exemplo foi a invasão das contas do iCloud, onde várias pessoas famosas tiveram suas fotos íntimas publicadas”.

O exemplo citado pelo analista relembra o caso do “The Fappening”, que rolou há uns anos. Nele, um criminoso enviou emails phishing para celebridades de Hollywood. Ele teve sucesso ao pegar logins e senhas do iCloud e, dessa forma, vazou centenas de fotos de atrizes.

Dá pra se proteger

Descubra o que acontece com seus nudes quando você os envia para alguém

O sistema do WhatsApp tem criptografia de ponta a ponta por padrão, então temos uma boa ferramenta para enviar imagens. Por outro lado, o Facebook Messenger possui conversas secretas por criptografia, mas, segundo o portal UOL, ela não é ativada por padrão. Porém, como o analista da Kaspersky levantou, o principal perigo está na maneira como você armazena as imagens.

Tá, mas e o e-mail? Posso enviar meus nudes por lá? Os servidores mais utilizados, como o Gmail e Hotmail, segundo o especialista, são um pouco mais perigosos: “Por e-mail, podemos dizer que é pior do que por WhatApp, pois não há criptografia da mensagem habilitado por padrão, o que torna mais simples uma possível interceptação da mensagem e roubo do conteúdo”.

Além de tudo, é importante ter uma boa proteção no computador, afinal ataques de malware e phishing também podem capturar a senha sem o usuário perceber!

Mas você também precisa ficar experto em outros cenários: se você tem imagens sensíveis – ou seja, nudes – no seu computador ou smartphone e quer vender o aparelho, saiba que não basta apagar a imagem para ela desaparecer completamente, pois várias ferramentas conseguem recuperar uma foto deletada — uma delas, gratuita, é o Recuva. Por isso, o analista da Kaspersky disse que também existem “ferramentas que permitem sobrescrever o conteúdo do arquivo antes da remoção, e o o uso desta técnica, de maneira correta, impossibilita a recuperação do arquivo”.

Por isso, a melhor proteção é sempre prevenção: “Use uma boa senha, ela deve conter no mínimo 8 elementos, entre eles maiúsculos e minúsculos, caracteres especiais e números, sempre evitando sequências e dados conhecidos, como telefone e data de nascimento. Outro ponto importante além da senha é a utilização de fator duplo de autenticação, onde após a senha você necessita informar um código aleatório, aumentando a segurança da sua conta. Por último, é importante ter uma boa proteção no computador, pois ataques de malware e phishing também podem capturar a senha sem o usuário perceber”.

No fim das contas, o risco estará sempre presente e a melhor maneira de evitar ter seus nudes vazados é não enviá-los. Mas qual a graça disso?

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »