Cuecas apertadas demais podem afetar fertilidade masculina, diz estudo

Cuecas apertadas demais podem afetar fertilidade masculina, diz estudo

Se você pensa em ser pai um dia, é melhor começar a tomar cuidado com o tamanho das cuecas que você anda usando: cuecas aperadas demais podem afetar a sua fertilidade.

Sabe-se que a temperatura elevada na região do escroto pode afetar a produção de espermatozoides, mas, mas agora, os estudos partiram para outro lance: as cuecas.

Um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública de Harvard em conjunto com a Clínica de Fertilidade do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, descobriu que homens que usam cuecas mais largas possuem maior concentração de espermatozoides.

A pesquisa, publicada na revista Human Reproduction, aponta que determinados tipos de cueca muito apertadas podem inibir a produção de espermatozoides.

O estudo contou com a participação de quase 660 homens entre 32 e 39 anos que buscavam tratamento para fertilidade. Ele reuniu amostras dos sêmens dos participantes e contou com um questionário sobre o tipo de cueca que usaram nos três meses anteriores, como boxer e samba-canção.

Segundo a principal autora do estudo e pesquisadora de Harvard, Lidia Mínguez-Alarcón, os resultados pretendem ajudar casais que querem engravidar, mas que por algum motivo não conseguem.

Entre os participantes, 53% usavam samba-canção, e as análises apontaram que aqueles que usavam cuecas mais largas tinham 25% mais espermatozoides do que aqueles que usavam cuecas mais justas, como as boxers. Além disso, aqueles que usavam cuecas samba-canção também tinham maior taxa de espermatozoides com capacidade de fertilizar um óvulo.

O efeito não era enorme, mas, “se eu estivesse me preparando para começar a tentar um bebê, eu compraria cuecas mais largas com cerca de três meses de antecedência”, disse o autor sênior do estudo, Dr. Jorge Chavarro, da Harvard T.H. Chan Escola de Saúde Pública em Boston.

Cuecas apertadas demais podem afetar fertilidade masculina, diz estudo

“Como sociedade, tradicionalmente, a fertilidade tem sido considerada uma questão feminina. Mas quando você realmente olha para os problemas, precisa lembrar que é um projeto de equipe. E você pode identificar problemas com o homem em cerca de metade dos casais e em cerca de um terço, é exclusivamente o homem. ”

Os pesquisadores também recolheram amostras de sangue de cerca de 300 outros homens, e as análises mostraram que aqueles que usavam samba-canção tinham 14% menos hormônio folículo estimulante (FSH). Este hormônio está relacionado com a sinalização de quando o corpo necessita intensificar a produção de espermatozoides.

Esse resultado aponta que os homens que usam cuecas mais apertadas possuem maior contagem de FSH como maneira compensatória para aumentar a produção de espermatozoides para aumentar a fertilidade.

Homens tentando engravidar suas parceiras podem não ter que jogar fora todas as suas cuecas, disse o Dr. Harry Fisch, professor clínico de urologia e medicina reprodutiva no Weill Cornell Medical College, em Nova York.

“Se você passa muito tempo em uma sala com ar condicionado, provavelmente não fará muita diferença usar cuecas boxers ou cuecas normais”, disse Fisch, que não participou do estudo. “Mas se você está se exercitando e usando roupas íntimas mais apertadas, provavelmente está colocando seus testículos em risco de calor.”

O calor é o único fator que tem sido consistentemente encontrado para afetar a produção de espermatozoides, observou Fisch. “É por isso que você vê variações sazonais na contagem de espermatozoides”, acrescentou. “É mais baixo nas estações mais quentes. É também por isso que dizemos aos homens que não entrem em jacuzzis se eles planejam engravidar suas parceiras.”

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »