Conheça a ‘Depressão pós-sexo’, problema que afeta homens e mulheres

Conheça a Depressão pós-sexo

Você, provavelmente, já ouviu seus amigos comentando sobre isso e já deve ter acontecido com você. Sabe aquela tristeza que bate depois da transa, combinando com um certo arrependimento? Isso é muito mais comum do que você pensa! É a ‘depressão pós-sexo’, ou disforia pós-sexo, mal que afeta não só homens, como mulheres.

Até então, pesquisadores acreditava que somente as mulheres eram afetadas pela situação. Mas, um novo estudo, publicado no periódico Journal of Sex & Marital Therapy revelou que esse tipo de tristeza é muito comum em homens.

De acordo com a pesquisa, 41% dos homens entrevistados já experimentariam a disforia pós-sexo (PCD em inglês) algumas vezes na vida. Em estudos anteriores, o mal afetava até 46% delas.

A depressão pós-sexo tem como consequência relações sexuais seguidas de sentimentos como tristeza, vergonha e ansiedade. O afetado pode esboçar irritação e até agir de forma abusiva física ou verbalmente. De acordo com os estudiosos na área, tudo isso pode estar relacionado a processos hormonais e estresse psicológico.

Como funciona a depressão pós-sexo em homens

Conheça a Depressão pós-sexo

O novo estudo, conduzido por psicólogos da Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália, entrevistou 1208 homens de 78 países. Os participantes revelaram algumas coisas:

– Quem sofria de depressão pós sexo não queria ser tocado depois da transa;
– Ou tinha por preferência ficar sozinho;
– Outros ainda revelaram insatisfação ou irritabilidade.

A frequência da ocorrência do mal também é variada.

– Cerca de 4% tinham PCD regularmente;
– 20% Tiveram ao longo do mês que antecedeu a pesquisa
– 41% Afirmou ter vivenciado a disforia pelo menos uma vez na vida.

De acordo com site Medical Daily, os afetados usam palavras como ‘sem emoção’ e ‘vazio’ para descrever a própria experiência.

Causas da depressão pós-sexo

Depressão pós-sexo, ou disfonia pós-transa

Especialista em saúde sexual, Fernando Rosero revelou à BBC que a disforia pode ter relação a um processo hormonal na amígdala neural, estrutura do cérebro responsável por regular sentimentos e emoções.

Assim, durante a relação sexual, a amígdala pode reduzir sua atividade e, depois da transa, ser reativada.

Como os níveis hormonais depois do orgasmo mudam consideravelmente, indo do prazer extremo para outras sensações, a relação com a tristeza tem um sentido.

A revista masculina MEL Magazine perguntou aos homens quais os motivos para sentir melancolia depois de uma boa transa. Confira as principais respostas:

– Criação religiosa;
– Estava bêbado durante o sexo e ficou sóbrio depois;
– Arrependimento de ter um encontro de uma noite só.

De acordo com o psiquiatra Richard Friedman, quanto mais intenso o sexo, maiores as chances de bater uma tristeza profunda.

O transtorno também pode ter ligação ao estresse psicológico, disfunções sexuais ou até fatores culturais

“A disforia pode ser ainda produto de uma educação sexual muito opressiva, em que o sexo possa gerar questionamentos ou angústia para a pessoa”, enfatiza Fernando Rosero.

Ele ainda aponta que a relação que temos que ter para encarar o sexo é a de bem-estar e prazer. Uma das formas de combater o mal é trabalhar a autoestima.

Agora, quanto a depressão pós-sexo se tornar um problema recorrente, é um alerta do corpo de que você precisa procurar ajuda médica.

Fonte: BBC, Veja

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »