Beber e pensar em sexo deixa você mais inteligente

Você quer uma justificativa para não deixar de fazer as duas coisas que você mais gosta,  encontrou! Enquanto a Universidade de Illinois demonstrou que a bebida pode melhorar a criatividade para resolução de problemas, a Universidade de Amsterdã descobriu que pessoas que pensam em sexo conseguem resolver problemas de lógica muito mais fácil. No primeiro caso, […]

Você quer uma justificativa para não deixar de fazer as duas coisas que você mais gosta,  encontrou! Enquanto a Universidade de Illinois demonstrou que a bebida pode melhorar a criatividade para resolução de problemas, a Universidade de Amsterdã descobriu que pessoas que pensam em sexo conseguem resolver problemas de lógica muito mais fácil.

Beber e pensar em sexo deixa você mais inteligente

No primeiro caso, a psicóloga americana Jennifer Wiley chegou a essa conclusão depois de submeter vários bebuns a testes que avaliavam a criatividade na solução de problemas. Comparando a performance dos ébrios com a dos sóbrios, descobriu-se que, embora os alcoolizados tenham sido pior nos testes de memória, se saíram bem melhores quando o quesito era criatividade.

A explicação científica seria que o álcool ajuda o cérebro a identificar ideias mais antigas, geralmente não associadas a um pensamento lógico e linear. Esse pensamento lógico que temos quando estamos sóbrios mantém as pessoas focadas em ideias que parecem importantes, mas que na verdade não têm tanta importância assim. Importante ressaltar que a quantidade de álcool ingerida foi de dois pints de cerveja (pouco mais de 1 litro), e que esse efeito “benéfico” só foi observado com participantes apenas “alegrinhos”, e não totalmente bêbados.

Na segunda opção, a pesquisa holandesa fez testes voluntários com homens e mulheres pedindo para parte deles pensarem em sexo. Depois, colocou todo mundo para resolver problemas de lógica e matemática. Comprovou-se que quem pensavam em sacanagem levavam a melhor.

Crédito: Reprodução

Isso porque quando pensamos em sexo nosso cérebro ativa uma área “projetada” pela evolução para ajudar a gente a se reproduzir. Daí em diante, começamos a prestar mais atenção nas outras pessoas e tentamos identificar sinais de interesse sexual quando flertamos com alguém. Essas mudanças mentais intensificam a nossa atenção e o nosso foco nos detalhes e acaba favorecendo também o raciocínio, explica o estudo.

Por isso, quando seu chefe pedir ideias criativas e inteligentes, saia para tomar uma cervejinha e pense em sacanagem. Só disfarce o hálito na volta, porque provavelmente ele não vá acreditar na justificativa!

Fontes: Sage Journals e Terra TV

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso