Você está solteiro e tem aqueles amigos parceiros para todas as horas, que vão com você até em velório se você convidar. Até que, um belo dia, começa a namorar.
Junto com o relacionamento, diminui-se muito – se é que não acaba – a sua presença ao lado delas nas noitadas, festas e bebedeiras. Mas, você sabe o que fazer para seus amigos não ficarem chateados com você?
Quando estamos solteiros, o jeito como vivemos o dia-a-dia é diferente. Por mais que as noites de bebedeira e festa com seus amigos não sejam nada de mais e que você não esteja ali para a “pegação”. Sua rotina dificilmente será a mesma quando você estiver em um relacionamento sério.
Diante do dilema de ter que escolher entre os amigos e a namorada, muitos caras acabam de afastando dos amigos ou se tornando aqueles solteirões convictos, que acabam não namorando ninguém.
No entanto, essa polarização é desnecessária. O segredo da felicidade está no equilíbrio. Tanto a sua namorada, como seus amigos precisam entender que você não precisa fazer uma escolha. Ela precisa entender que você já tinha uma vida antes de conhecê-la, ao mesmo tempo em que eles precisam entender que a sua vida não gira em torno deles.
Mas para isso dar certo, o segredo é jogar limpo com todos desde o começo. Não deixe que se criem expectativas que não serão realidade. É natural que em todo começo de relacionamento que a paixão e a vontade de estar junto predominem.
Se isso acontecer, seja honesto com seus amigos, mas sem se afastar. Faça-os entender que você está vivendo um sentimento novo e compartilhe isso com eles. Da mesma forma que você pode, e deve, conversar com a sua namorada sobre seus amigos.
Faça com que ela veja como eles são importantes para você. Seja assertivo, seguro de si. Não provoque insegurança na sua namorada, mas deixe-a confortável com a situação de você ter amigos.
Também é natural aquela desconfiança de que um deles vai acabar te levando “para o mau caminho”. E é nesse momento que você precisa deixar claro que você já escolheu estar com ela. E que ninguém é responsável pelos seus atos, senão você mesmo.
Certamente a habilidade de equilibrar a sua nova realidade com a antiga, deixará o seu relacionamento ainda melhor, fortalecendo a confiança entre o casal.
E você também não vai correr o risco de perder seus amigos por ter se afastado deles desnecessariamente, demonstrando que mesmo estando em um novo relacionamento, eles continuam sendo importantes para você.
► Texto escrito por Alessandro Fortes. Piloto de avião, profissional de TI e músico. É torcedor do Inter, é o Inter e sua cerveja do coração é a Guinness.
Quer ter seu texto publicado aqui? Mande um e-mail com sugestão para contato@manualdohomemmoderno.com.br e quem sabe nós não publicamos?
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso