Comercial expõe rótulos masculinos e femininos

Se o homem lidera sua equipe com energia ele é um bom chefe, se uma mulher faz um mesmo, ela é mandona. Essa diferença inspirou o novo comercial da marca Pantene.

Nova propaganda da Pantene discute adjetivos dado a mulheres

Se o homem lidera sua equipe com energia ele é um bom chefe, se uma mulher faz um mesmo, ela é mandona. Esses são alguns dos exemplos em que os rótulos positivos mudam quando usados para homens ou mulheres. Essa diferença inspirou o novo comercial da marca Pantene.

#WhipIt, Labels Against Women é a nova campanha da marca para evitar que essas generalizações continuem. Persuasivo x insistente, dedicado x egoísta, arrumado x vaidosa, tranquilo x exibida, são alguns dos antagonismos mostrados no comercial.

A mensagem final, voltada para as mulheres, também é bacana: “Não permita que os rótulos detenham você. Seja forte e brilhe”. Acredito que muitos desses rótulos são perpetuados por generalização ou por medo do homem se sentir sua “masculinidade sufocada”.

Vale lembrar que existem casos onde a mesma “opressão” se aplique ao homem. Como no caso do choro: ela é um mulher sensível, ele é boiola. Ambos os casos contribuem para que a “guerra dos sexos” siga, o machismo ganhe combustível e crimes de violência contra mulher continuem tão frequentes no país e no mundo. Uma pena.

Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso