7 maneiras de lidar com pessoas tóxicas

7 maneiras de lidar com pessoas tóxicas

Lidar com pessoas tóxicas é algo que todos nós teremos que enfrentar em nossas vidas em algum momento. Os narcisistas, os mentirosos compulsivos, os sociopatas, os manipuladores, os fofoqueiros e os vitimistas são apenas alguns exemplos de pessoas tóxicas.

As pessoas tóxicas sempre acham uma maneira de abrir caminho na vida das pessoas e criar drama ou anarquia para manipular um círculo social e fazer com que ele atenda suas necessidades.

Muitas vezes, eles aplicarão uma estratégia de “divisão e conquista” – quando “semeiam as sementes da instabilidade” – para se tornarem essenciais em um grupo.

As ações de pessoas tóxicas geralmente decorrem de uma insegurança inata que os obriga a arrastar as pessoas ao seu redor para seu vazio de inseguranças e instabilidade; as pessoas tóxicas não só podem arruinar a sua vida e dificultar o seu progresso como também podem te transformar em uma pessoa tóxica igual elas.

Felizmente, existem várias maneiras de evitar que as pessoas tóxicas governem sua vida. Nós listamos 7:

Ignore quem procura desesperadamente por atenção

7 maneiras de lidar com pessoas tóxicas

Frequentemente, as pessoas tóxicas buscam compulsivamente toda a atenção. Mesmo que seja aniversário de alguém, a pessoa tóxica sempre encontrará uma maneira de chamar a atenção para ela. Geralmente, isso começa com pequenas ações: ela interrompe as pessoas puxando o assunto para ela, e fala demasiadamente alto ou de forma desagradável.

Normalmente, se elas não recebem a atenção que desejam, suas ações se tornam mais drásticas: elas começam discussões desnecessárias, fazem birra ou agem de forma destrutiva.

Um círculo social nunca deve girar em torno de uma pessoa. Se for esse o caso, o ideal é prestar pouca ou nenhuma atenção a essa pessoa e, em vez disso, passar mais tempo com os membros mais silenciosos e reservados do grupo.

Não compartilhe segredos ou coisas íntimas com pessoas fofoqueiras

7 maneiras de lidar com pessoas tóxicas

As pessoas tóxicas vão compartilhar segredos profundos com as pessoas apenas para parecerem momentaneamente interessantes e frequentemente julgarão ou criarão fofoca sobre os outros.

Se você encontrar alguém com esse comportamento, não se deixe enganar pensando que essa pessoa é sua amiga e está conversando com você porque gosta ou confia em você. Normalmente, esse tipo de pessoa faz isso pra depois trair a sua confiança.

Muitas vezes, as pessoas tóxicas fofocam sobre outros com você na esperança de que você concorde com elas e, depois, elas podem virar isso contra você para controlar a situação. Então, não morda a isca.

Evite manipuladores

7 maneiras de lidar com pessoas tóxicas

Pessoas manipuladoras vão arruinar sua vida. Eles manipularão seus sentimentos para fazer com que você atue de certa forma para promover seus objetivos. Compulsivamente, as pessoas manipuladoras muitas vezes têm poucas qualidades, por isso vale a pena evitá-las completamente. No entanto, para evitá-los você deve primeiro reconhecer os sinais de uma pessoa manipuladora.

Você se sente constantemente abalado ou instável quando essa pessoa está por perto; sente raiva, irritação, tristeza ou inadequação? Você frequentemente pergunta a razão pela qual essa pessoa pode ter dito alguma coisa? Você suspeita de que você está sendo enganado? Se for assim, é provável que a pessoa esteja tentando brincar com suas emoções e é melhor evitá-la.

Faça um mentiroso se enrolar na própria mentira

7 maneiras de lidar com pessoas tóxicas

As pessoas tóxicas muitas vezes mentem compulsivamente, não apenas para os outros, mas para si mesmas. Muitas vezes, eles realizam ginástica mental para se convencerem de que suas mentiras são realidade. Infelizmente, as mentiras são realmente muito difíceis de manter.

Reconhecer um evento verdadeiro é relativamente fácil, mas manter um registro de um monte de histórias falsas é difícil. Os mentirosos acabam se expondo ao longo do tempo, contradizendo-se com outras mentiras, então, você pode tentar fazer com que eles se enrolem no processo.

 

Bata de frente com o bullying

7 maneiras de lidar com pessoas tóxicas

Talvez essa seja a maneira mais importante de lidar com uma pessoa tóxica. A maioria das pessoas decentes vai ajudar quem precisa, defender os vulneráveis e estender a mão para quem precisa.

As pessoas tóxicas atacam quem elas acham que é fraco: uma pessoa tímida, por exemplo, socialmente deslocada, ou até mesmo alguém que não está dentro dos padrões de beleza é alvo de uma pessoa tóxica, e  ela não vai se intimidar – ela vai tirar proveito de qualquer pessoa para parecer maior, e é por isso que é tão importante enfrentar as pessoas tóxicas não apenas por você, mas pelos outros.

Ignore insultos

7 maneiras de lidar com pessoas tóxicas

Os insultos vêm em muitas formas, mas os insultos mais inteligentemente disfarçados são aqueles disfarçados de elogios: “Eu nunca teria a confiança para usar isso”, “você é tão palhaço, e você nem percebeu”, “você é uma pessoa tããããão boa”…Esses são apenas alguns insultos que vão te confundir e te fazer se perguntar o que eles realmente significam. Ou seja: esses “insultos” abalam sua confiança e, por isso, devem ser ignorados.

Não dê espaço para narcisistas

7 maneiras de lidar com pessoas tóxicas

Os narcisistas se amam de forma exagerada e precisam ser o centro das atenções. Muitas vezes, eles tão perdem a noção da realidade e procuram desesperadamente por elogios, muitas vezes fingindo que eles não se sentem muito bem – é claro, existe uma diferença entre um amigo que está realmente mal em relação ao seu corpo, por exemplo, daquele cara que só quer ouvir um elogio – a melhor maneira de lidar com um narcisista é simplesmente ignorar seu apetite insaciável por gratificação. Você não precisa criticá-lo ou tentar fazê-lo se sentir mal, mas ao ignorá-lo você vai fazer com que ele se lembre que ele não é o ser humano mais importante do planeta.

Depois dessas dicas, você com certeza vai conseguir sobreviver e vencer uma pessoa tóxica.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »