“Operação Invasão 2” é o melhor filme de porrada que você vai ver este ano

Filme indonésio é o melhor longa de ação que você verá em 2014

Filme indonésio é o melhor longa de ação que você verá em 2014

Quando foi lançado em 2011, o filme “Operação Invasão” – no original, “The Raid: Redemption” – superou todas expectativas de seus produtores. O longa indonésio de artes marciais não só foi bem recebido pela crítica – quase um milagre para o gênero – como também formou uma legião de fãs o que elevaram a um grau filme cult.

Sua continuação, “Operação Invasão 2” não só mantém a qualidade de seus antecessor como adiciona novas elementos à trama. E pode ter certeza: é um dos melhores filme de porrada que você vai ver em 2014.

Na história do original, uma tropa de elite da polícia invade um edifício de 30 andares ocupado pela máfia para efetuar uma missão de prisão. Os policiais são cercados por bandidos e precisam lutar para sair com vida do local.

A continuação começa imediatamente após o final do primeiro. Um dos tiras sobreviventes precisa assumir uma missão de infiltração em um sindicato do crime local para proteger sua família e revelar a corrupção na força policial de sua própria unidade.

Talvez o maior mérito da produção é querer ser mais do que apenas um filme de artes marciais. O roteiro se inspira traz muitos elementos de “Os Infiltrados”, de Martin Scorsese, para criar um clima tensão ao redor do policial infiltrado.

the-raid-2-berendal-trailer-2

Além da preocupação do roteiro outro destaque da produção que merece nota é sua fotografia. As cenas de lutas são quase pinturas valendo pena pausar o filme as vezes só para ficar olhando a boa escolha de locações e cenários de pano de fundo.

Destaco três passagens: a porradaria metro dentro do metrô, a briga coletiva na lama e a cena na cozinha, um dos momentos mais sangrentos que já vi no cinema. Algumas das lutas do filme são dignas de jogos como Mortal Kombat.

Claro que quando falamos de um filme de artes marciais, a principal preocupação são as cenas de luta. Se coreografadas demais elas ficam artificiais, se muito reais ficam meio toscas. O diretor Gareth Evans conseguiu achar a medida certa com algumas passagens que merecem ser vistas mais de uma vez.

The-Raid-2-Uwais

Talvez o ponto mais fraco seja a interpretação dos atores. O ator principal Iko Uwais consegue passar o sentimento de uma tábua de Madeira, porém, não se espera um Oscar de melhor ator para um filme de porrada.

“Operação Invasão” é um suspiro num mercado que anda meio sumido desde a década de 90: os filmes de artes marciais. Que sua qualidade e originalidade inspire novas produções tão fodas quanto ele.

Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso