Chapéu: modelos, ocasiões e como usar

Crédito: Reprodução

Em tempos já distantes, o chapéu era item praticamente obrigatório no visual masculino. Acompanhando sempre trajes elegantes, acabou perdendo espaço no uso diário ao longo dos anos, mas ainda pode incrementar sua combinação e ser mais que um acessório apenas.

Confira a nossa lista com os modelos mais clássicos e populares e saiba qual a melhor escolha para as diferentes ocasiões do dia a dia.

Fedora

Crédito: Reprodução

Um dos mais tradicionais modelos de chapéu, o Fedora é o melhor para ocasiões em que se exige o uso de traje social (evite no trabalho) e também combina com roupas de frio, mais “pesadas”. Ele tem a aba reta e em tamanho médio, além da copa não ser muito alta.

Panama

Crédito: Reprodução

O Panama (com origem no Equador) também é um clássico dos chapéus e é ideal para o verão e dias de sol, acompanhando combinações informais (bermuda e camiseta) e também formais (camisa, gravata e blazer).

Feito de palha, tem a aba maior e o cone médio, e sempre com uma fita que pode ter cores variadas – a preta é a mais comum.

Pork Pie

Crédito: Reprodução

Sabe o chapéu de Walter White, protagonista de Breaking Bad? O modelo é o pork pie, com aba menor e um pouco curvada pra cima, com a copa geralmente baixa. Pode ser usado tanto com terno e roupas de frio como em visuais informais.

Homburg

Crédito: Reprodução

O Homburg lembra bastante o Fedora, mas tem diferença na aba curvada e muitas vezes conta com uma espécie de laço na lateral da fita. Também acompanha combinações com peças mais pesadas e roupas sociais. Para ocasiões informais não é uma boa escolha.

Chapéus altos

Crédito: Reprodução

Como não há uma definição específica para esse estilo de chapéu, vamos ficar com “chapelão” ou “chapéu do Pharrell”. São chapéus grandes, alguns de copa maior e aba menor, outros com a copa baixa e a aba mais longa. Só para visuais informais e combinações bem descoladas.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »