5 homens famosos que usam terno (e o que você pode aprender com eles)

5 homens famosos que usam terno (e o que você pode aprender com eles) - Crédito: Reprodução

Ternos são um item indispensável no armário de qualquer homem. Eles são formais, atemporais e transmitem respeito, estilo e elegância. Saber usar bem um terno é uma arma que você vai levar pra qualquer área da sua vida, profissional ou pessoal.

Alguns personagens que são ícones da ficção conseguiram fazer isso muito bem, e por isso mesmo é difícil separar esses personagens dos ternos que eles usam.

Para ilustrar isso, com ajuda dos nossos parceiros da Noto – uma alfaiataria masculina online especializada em roupas sociais – , nós selecionamos 5 homens famosos marcantes que usam terno e o que você pode aprender com cada um deles. Veja só:

Barney Stinson (How I Met Your Mother)

Barney Stinson (How I Met Your Mother)

É impossível falar de personagens e ternos e não falar do Barney Stinson, de How I Met Your Mother. O personagem insistia em falar, em praticamente todos os episódios, sobre a importância de usar terno. Um dos seus bordões inclusive era: “suit up”, algo como “coloque um terno” em qualquer situação.

E se você pode tirar um aprendizado com o estilo do Barney, o aprendizado é este: terno é sempre uma boa escolha para transmitir segurança e elegância.

Porém, vale lembrar: o que o Barney usa em praticamente todas as temporadas não é um terno, é um costume – basicamente formado pela calça social e o paletó. O terno completo é formato por essas duas peças e o colete.

Neal Caffrey (White Collar)

Neal Caffrey (White Collar

White Collar, ou em português “Crimes do Colarinho Branco”, é uma série que conta a história de Neal Caffrey, um ex-ladrão e falsificador que foi capturado pelo Agente Especial Peter Burke, do FBI, após várias tentativas frustradas. Condenado a uma pena de 4 anos, Neal Caffrey foge da prisão faltando apenas 3 meses para acabar de cumprir sua pena.

Ele foge para encontrar sua ex-namorada Kate, porém, é recapturado pelo agente especial Peter Burke. Depois disso, Neal pede para o Agente Peter Burke o encontrar na prisão e lá ele propõe um acordo, se oferecendo para prestar serviços ao FBI em troca de sua liberdade. Então, Neal vira consultor do FBI e começa a ajudar a equipe de Burke a resolver casos de “Colarinho Branco” – ou seja, crimes de alto escalão que envolvem pessoas importantes.

Pelo próprio nome e proposta da série, é de se esperar que o figurino faça jus ao personagens. Por isso, cada personagem usa ternos excelentes. O Neal, por exemplo, quase sempre veste o costume completo, com colete e tudo.

Uma dica que você pode tirar do personagem é apostar em ternos em tons de cinza ou azul marinho, e fugir dos ternos pretos sem nenhum detalhe marcante.

Don Draper (Mad Men)

Don Draper (Mad Men)

Mad Men é uma série que conta a rotina de uma agência de propaganda nos anos 1950, 1960 e 1970. O mais interessante da série é o paralelo que ela faz sobre as mudanças sociais e culturais no mundo e nos Estados Unidos, e como essas mudanças se refletem no mundo da comunicação e da publicidade.

Don Draper é o diretor de criação dessa agência e, diferente da modernidade das agências de hoje, nos anos 1960 claramente os diretores de criação precisavam estar de terno o tempo todo. A elegância do Don Draper é transmitida em todo episódio, e parte dessa elegância é fruto do terno, sempre ajustado nas medidas do personagem.

Com Don Draper você pode aprender a importância de ter um terno sob medida: para ele estar perfeito, o paletó precisa cair perfeitamente sobre seus ombros, afinal, esse é o único lugar onde é impossível fazer ajustes. A manga deve abraçar o ombro sem deixar espaços sobrando.

Na cintura, o tecido não pode ficar repuxado quando você fechar os botões, e no cós da calça, o botão deve estar sempre perto do umbigo. A barra das calças, aliás, também precisa seguir um comprimento ideal: isso é, ele deve cobrir os primeiros furos dos sapatos na frente e ficar um pouco mais baixo na parte traseira.

James Bond

James Bond

Não importa qual ator esteja interpretando o James Bond, o personagem sempre vai aparecer extremamente elegante em seus ternos ou costumes. A marca registrada do agente 007 também pode te ensinar muito sobre elegância em eventos mais formais: ao contrário dos costumes que você usa no dia a dia, os ternos voltados para eventos mais importantes precisam ser sutilmente diferentes.

O smoking, por exemplo, é um traje extremamente formal e também é conhecido como Black Tie. Normalmente, ele possui cores escuras e é formado por paletó, calça e gravata borboleta e pode ser usado com uma faixa – na mesma cor da gravata – ou com colete.

Como ele é utilizado em situações que pedem mais elegância, o paletó do smoking possui uma lapela feita de ceda ou cetim – como o exemplo acima. Você também pode variar nas cores, e optar por tons de azul marinho, por exemplo, ou cinza.

Frank Underwood

Frank Underwood

Desde o início da primeira temporada de House of Cards, a série que conta a saga de um deputado federal que deseja alcançar a presidência dos Estados Unidos, Frank Underwood se veste extremamente bem. É claro, ele não ousa em cores, tecidos e nem em cortes, afinal, ele procura manter a sobriedade e o ar clássico exigido de um presidente, mas mesmo assim você pode aprender muito com ele.

Apesar de sempre manter tecidos em cores neutras nos costumes que usa, Frank Underwood gosta de usar gravatas em tonalidades diferentes. Como o caso acima, por exemplo, onde ele optou por uma gravata em vinho para contrapor o azul marinho do terno. Você pode fazer o mesmo, desde que use cores que conversem no círculo cromático – já falamos sobre isso nesta matéria.

Com este guia completo de inspirações, você com certeza vai enxergar seus ternos e costumes de uma maneira diferente!

(Bônus) Harvey Specter

(Bônus) Harvey Specter

Antes que você sinta a falta do advogado de Suits, já avisamos, ele é uma figura que está no nosso Hall da Fama dos mais bem vestidos. Como seu destaque é grande, resolvemos fazer uma matéria especial com dicas de como se vestir bem com Harvey Specter.

Conheça a Noto

A Noto não é uma alfaiataria tradicional. Muito menos uma loja de roupas online. Nossa visão sobre moda masculina vai muito além do produto.

A Noto oferece também um serviço totalmente personalizado para resolver as principais dificuldades dos homens que desejam se vestir bem: a falta de tempo no dia a dia e a dificuldade em encontrar roupas com o caimento correto.

Com ela você vai ter as vantagens de escolher roupas de alta qualidade, com o caimento sob medida, feitas especialmente para você. E o melhor de tudo: com a praticidade que você sempre quis.

Como funciona o serviço

A NOTO quer facilitar o processo de compra de um terno sob medida com uma proposta simples e fácil. No site você pode fazer o agendamento de uma visita de um consultor. Você escolha o dia, horário e local que você quer ser atendido. Durante a visita você poderá escolher tecidos e modelos de ternos personalizados, depois suas medidas são tiradas e em 35 dias as suas peças ficam prontas.

O serviço está disponível para grande São Paulo, mas se você for de outra cidade ou estado, entre em contato que eles podem te ajudar.

Visite o site da Noto

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »