10 carros que marcaram o anos 70
10 carros que marcaram os anos 70

1 de 11 © Reprodução
Além da música disco e do tri da seleção, os anos 70 foram responsáveis por alguns dos carros mais charmosos que circulam nas ruas até hoje. Viaje no tempo com a gente e relembre alguns dos modelos mais marcantes da época:
Opala

2 de 11 © Wikimedia
O carro misturou o primor do design europeu com a força do motor americano. Com 4 ou 6 cilindros, ganhou fama por sua potência e durante um bom tempo foi usado na categoria Stock Car.
Brasília

3 de 11 © Reprodução
Criada no Brasil, foi o maior sucesso da VW, depois do Fusca, chegando a quase 1 milhão de unidades vendidas. Além disso, o carro inspirou uma das músicas mais famosas dos Mamonas Assassinas.
Fiat 147

4 de 11 © Reprodução
Primeiro carro da Fiat produzido no Brasil, também foi o o primeiro carro a álcool produzido em série e um dos precursores do conceito "pequeno por fora e grande por dentro".
Corcel

5 de 11 © Divulgação
Lançado no fim dos anos 60, o carro atingiu a popularidade na década seguinte. O primeiro modelo foi lançado com um motor modesto, mas os modelos seguintes foram se aprimorando até se tornar um dos carros mais velozes da categoria.
Landau

6 de 11 © Reprodução
Durante muitos anos, foi considerado um dos veículos mais luxuosos do país. Com câmbio automático, ar-condicionado e direção hidráulica, era comum ser o veículo de diretores de empresas e autoridades do exército. O próprio presidente da República possuía três na época.
Maverick

7 de 11 © Reprodução
Lançado pela Ford para fazer frente à popularidade do Opala. Teve uma das maiores campanhas de publicidade para um carro na época, porém, acabou não fazendo tanto sucesso junto ao público.
Passat

8 de 11 © Reprodução
Com um visual considerado bonito e moderno para a época, o carro tinha um desempenho melhor do que os outros Volkswagen dos anos 70. Ganhou popularidade e tem versões sendo lançadas até hoje.
Chevette

9 de 11 © Reprodução
Lançado pela GM, o carro foi criado para ser um concorrente direto do Fusca. O veículo na verdade era um derivado do Kadett alemão e teve vários outros modelos lançados até os anos 90.
Gurgel Xavante

10 de 11 © Reprodução
O primeiro carro genuinamente brasileiro teve sua produção impulsionada por uma grande encomenda do exército brasileiro. Porém, por falta de incentivo e ajuda do governo, a marca foi a falência nos anos 90.
Variant

11 de 11 © Reprodução
Também conhecido como VW16000, o carro tinha a mesma plataforma mecânica do Fusca e também possuia os mesmos motores traseiros refrigerados a ar. Com o tempo ganhou os apelido carinhosos de “Saboneteira” e “Zé do Caixão”.