Óleo de coco é tão prejudicial à saúde quanto a manteiga

Óleo de coco é tão prejudicial à saúde quanto a manteiga

Sabe o óleo de coco, aquele produto mágico, que muitos ‘especialistas’ recomendavam e estava como base de várias dietas pela internet? Pois acabou de ser comprovado, por especialistas, de que ele é tão prejudicial à saúde quanto a manteiga.

A afirmação bombástica é da Associação Americana do Coração, principal organização sobre saúde cardiovascular dos EUA. Em publicação com as novas recomendações realizada na sexta, 16/6, o órgão aponta que estudos científicos mostraram que o óleo de coco é tão prejudicial à saúde quanto a manteiga e a gordura da carne.

A associação recomenda que a população substitua gorduras saturadas por óleos mono ou poli-insaturadas. Estudos realizados de maneira controlada demonstraram que a redução no consumo de gorduras saturadas reduz os riscos de doenças cardiovasculares em aproximadamente 30%. O problema é que 82% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados.

“Uma pesquisa recente reportou que 72% do público americano classifica o óleo de coco como um “alimento saudável”, comparado com 37% dos nutricionistas”, diz a recomendação da AHA. “Essa desconexão entre opiniões leigas e especialistas pode ser atribuída ao marketing do óleo de coco na imprensa popular”.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Óleo de coco é tão prejudicial à saúde quanto a manteiga

Assim como os derivados do leite, a gordura animal e outras gorduras saturadas, o consumo do óleo de coco provoca um aumento das lipoproteínas de baixa densidade, ou LDL, conhecidas por fixar o colesterol nas artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas.

“Porque o óleo de coco aumenta o colesterol LDL, uma causa de doenças cardiovasculares, e não tem efeitos favoráveis compensatórios conhecidos, nós aconselhamos contra o uso do óleo de coco”, afirma a Associação.

A recomendação é que as gorduras saturadas — de laticínios, animais e óleo de coco e azeite de dendê, entre outras — sejam substituídas por gorduras mono ou poli-insaturadas, encontradas sobretudo em óleos vegetais, como azeite de oliva, óleo de milho e canola, castanha do pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça, abacate e outros alimentos.

O Globo

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »