O frio chegou e você desistiu de sair de casa para fazer o seu treino? Não desista. Se você tomar alguns cuidados, dá para treinar legal nas baixas temperaturas sem diminuir a qualidade dos seus exercícios, inclusive nas atividades ao ar livre.
Então largue a preguiça de lado, saia de baixo do cobertor e vá mexer esse corpo aí, porque frio não é desculpa para deixar de treinar!
Use roupas que te protejam
O que não falta hoje em dia são opções de roupas e acessórios esportivos para todas as ocasiões e temperaturas. Utilize peças que te protejam do frio e do vento, como casacos, camisas térmicas, calças, toucas, luvas… Essa dica também é válida para exercícios em locais fechados – não precisa usar a touca na academia, claro.
Faça um bom aquecimento
Fazer um bom aquecimento é fundamental para ter um bom desempenho no frio. Faça um trabalho que consista em movimentação (trote, caminhada leve, movimentando pernas e braços), sem muita intensidade. A ideia de aquecer é soltar a musculatura, não arrebentar ela. Aqueça durante 10 minutos aproximadamente.
Alongamento antes do treino
O alongamento precisa ser pensado como uma prática a médio e longo prazo. Se você nunca alonga, não vá alongar sua musculatura tudo em um dia só porque assim aumenta o risco de lesões. É recomendável fazer o alongamento antes de treinar. Após o treino não, pois além da musculatura estar enrijecida, os músculos já apresentam micro-traumas nas regiões trabalhadas.
Não esqueça da hidratação
No frio geralmente eliminamos menos suor, o que não significa que a perda de líquido não seja significativa. É importante se hidratar sempre que fizer atividades físicas, inclusive nas baixas temperaturas.
Use protetor labial
A exposição ao frio e ao vento pode fazer com que sua boca fique ressecada. Tenha sempre um protetor labial/manteiga de cacau na mochila.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso