Deixar de consumir glúten aumenta risco de diabetes

Nos últimos tempos, entre os itens que muitas pessoas estão abrindo mão em busca de uma alimentação mais saudável e emagrecimento é o glúten e a lactose. Porém, visto como vilão, um novo estudo nos EUA revelou que a ausência de uma dieta sem o primeiro item pode aumentar risco de diabetes do tipo 2.

+ Cervejas sem glúten que você precisa conhecer

Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram isso depois de reunir informações de três grandes estudos que duraram 30 anos. (1984-1990 e 2010-2013). Nessas pesquisas, os participantes precisaram responder a um questionário de frequência alimentar a cada dois e quatro anos.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

As pessoas que consumiram mais glúten foram 13% menos propensas a desenvolver a diabetes em comparação a outros que ingeriram menos a proteína.

Com esses dados na mão, os cientistas calcularam a ingestão de glúten dos participantes e viram que a maioria dos voluntários comeu menos de 12 gramas por dia.

O que os cientistas descobriram é que cerca de 16 mil pessoas que participaram dos estudos desenvolveram diabetes tipo 2. Ao comparar o consumo de glúten com os riscos de desenvolver a doença, chegaram à conclusão que os voluntários que comeram mais glúten tinham 13% menos chances de desenvolver a condição do que os que não consumiram tanto a proteína (menos de quatro gramas diárias).

Vale salientar que os indivíduos que se alimentaram com menos glúten também tiveram uma menor ingestão de fibra de cereais.

O estudo não chegou a uma resposta para dizer por que os participantes que comeram mais glúten foram menos propensos a desenvolver a doença. Uma das hipóteses levantadas é que essas pessoas também comeram mais fibras, uma substância que ajuda a proteger o corpo contra o diabetes tipo 2.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »