Corrida pode ser o melhor remédio para combater a ansiedade e a depressão

Corrida pode ser o melhor remédio para combater a ansiedade e a depressão

Você sabe que a corrida te ajuda a emagrecer. Já falamos aqui o quanto ela pode melhorar seu desempenho sexual. Contrariando alguns pensamentos, até revelamos que ela pode fazer bem para o seu joelho. Agora, sabia que a atividade aeróbica pode te ajudar a combater a a ansiedade e a depressão?

+ 12 Tênis para você começar a correr

Um recente estudo realizado pela Universidade de Bonn, na Alemanha, descobriu que exercícios como a corrida ajuda aliviar a ansiedade.

Isso porque as atividades aeróbicas ajudam a liberar a endorfina e monoamina, neurotransmissores que desempenham um papel crucial na excitação, emoção e cognição e, dessa forma, melhoram o humor e ajudam a aliviar a ansiedade e combater a depressão.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Para chegar ao resultado, os especialistas avaliaram 10 atletas antes e após uma corrida de duas horas, com uma técnica de neuroimagem chamada Tomografia de Emissão de Pósitrons (PET). A comparação da imagem antes e depois da corrida mostrou um aumento da liberação de endorfina em algumas áreas cerebrais, localizadas na região pré-frontal e regiões límbicas do cérebro, conhecidas por funções relacionadas com as emoções.

Corrida pode ser o melhor remédio para combater a ansiedade e a depressão

Os cientistas observaram um significativo aumento dos níveis de euforia e bem-estar, tanto em atletas profissionais quanto em amadores. A endorfina em ação no corpo fez com que os níveis de depressão e ansiedade serem bem menores que em um indivíduo sedentário.

Essa foi a primeira vez que um estudo conseguiu mostrar o aumento da liberação de endorfina em certas partes do cérebro de atletas.

E não é só por causa disso que a corrida pode ajudar a aliviar a ansiedade. Pessoas que correm regularmente tendem a ter um padrão de respiração melhor, que aumenta a capacidade aeróbica de absorver mais oxigênio e usá-lo eficientemente.

Além disso, a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo acabam regulares. E assim, os sintomas de formigamento provocados por um ataque de ansiedade (e má circulação do sangue) também diminuem.

Então você já sabe: está estressado? Vá correr!

Fonte: NCBI

 

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »