Como emagrecer sem perder massa muscular

Dietas que prometem a eliminação de muitos quilos em pouco tempo, ou um ritmo acelerado de atividades físicas em uma alimentação equilibrada raramente vêm acompanhados de ganho de massa muscular.

Pelo contrário: uma dieta restritiva sem acompanhamento médico ou sem o alinhamento com a prática de exercícios corretos pode te fazer perder muita massa magra.

Então, como emagrecer sem perder massa muscular?

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Antes de tudo, é preciso, sim, buscar a ajuda de um nutricionista e também realizar os exercícios físicos acompanhado de um profissional da área. Uma consulta e alguns exames vão te dizer como funciona o seu metabolismo e qual é a melhor dieta para você seguir sem prejudicar o seu organismo.

Porém, a personal trainer Carine Rosin tem algumas dicas para compartilhar que podem te ajudar a entender melhor como o seu corpo funciona e como emagrecer sem perder massa muscular. O principal segredo? Reeducação alimentar e atividade física.

O que é massa gorda e massa magra?

Para entender como não perder massa magra, é importante entender o que é a massa gorda. Segundo o nutrólogo Mohamad Barakat, ela pode ser vista como um estoque de energia feito pelo próprio organismo. Já a massa magra é composta não apenas por músculos, mas por órgãos vitais, líquidos corporais e ossos.

Então, uma categoria é a reserva de energia (gordura) e a outra, é funcional (músculos e outros componentes vitais).

Faça exercícios

Se você não consegue praticar atividade física com o acompanhamento de um profissional, saiba que pelo menos três vezes por semana é indispensável praticar uma atividade física de alto gasto calórico e se alimentar da forma correta.

Para reduzir seu peso sem perder a massa magra, uma dica é intercalar exercícios aeróbicos para queimar gordura com musculação, para manutenção e aumento da massa magra.

Mude sua rotina alimentar

Reeducação alimentar é diferente de seguir uma dieta restritiva. É lógico, existem momentos em que apenas uma dieta mais rígida vai ajudar o seu corpo, mas quem deve te dizer isso é um profissional, não um amigo ou você mesmo.

Reeducar sua mente e seu corpo e fazê-lo se acostumar com uma dieta mais saudável para o resto da vida é a melhor forma de encontrar o equilíbrio e conseguir ser feliz em paz com a comida.

Além disso, é preciso saber o que comer antes e depois do treino. Pelo menos uma hora antes do exercício físico, carboidratos integrais e algum tipo de proteína magra.

Isso impede que o organismo queime massa magra na hora do treino, e não a gorda. Além disso, se o treino durar mais de uma hora, também é inteligente consumir algum carboidrato para manter a queima de gordura.

Até trina minutos depois do treino, consuma proteínas para a reconstrução e preservação muscular e carboidrato de absorção rápida para repor os estoques de glicogênio sanguíneo e não usar a proteína como fonte de energia.

Por fim, você sabia que os músculos consomem mais energia do que a gordura? Então, mesmo em repouso, quem tem mais massa magra vai queimar mais calorias com mais facilidade. Isso é conhecido como alta taxa metabólica basal.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »