10 Motivos para você praticar Jiu-Jitsu

Reprodução

Existe uma modalidade de arte marcial que ficou consagrada no Brasil: é o Jiu-Jitsu. Desenvolvido de maneira única e exclusiva pela família Gracie, o esporte de raiz japonesa prometia o combate igual mesmo de pessoas com pesos e estaturas diferentes.

Apoiado em técnicas de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente, ganhou solo fértil no Brasil, conquistou uma variação própria (Brazilian Jiu-Jitsu) conhecida internacionalmente e trouxe adeptos do mundo inteiro.

Se você acha que a modalidade é exclusiva para atletas de competição, errou! Ela pode possibilitar inúmeros benefícios para quem quer ganhar um condicionamento físico, mas não tem saco para musculação.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Com ajuda do mestre e professor da DK Academia., Ricardo Almeida, da equipe Ryan Gracie, reuni motivos mais do que suficiente para você sair da inércia e praticar a arte marcial. Confira!

Benefícios para a saúde

Reprodução

A arte suave trabalha com várias partes do corpo, simultaneamente. Além disso, é conhecida por melhorar a flexibilidade, condicionamento físico, capacidade cardiovascular e respiratória.

Diferente da musculação, que tem uma rotina fixa e trabalha com grupos musculares específicos, o jiu-jitsu é indicado para o aluno que quer ganhar um condicionamento físico e força.

Ganho de Resistência Física

A prática regular desse esporte auxilia no aumento da resistência física do seu corpo. Com exercícios de alto impacto, a arte suave tonifica os músculos e possibilita ao corpo um “gás” cada vez maior. Isso proporciona uma melhoria na qualidade de vida que, inclusive, pode influenciar na sua performance sexual.

Perda calórica e definição

Reprodução/megagymacademia

Os exercícios de aquecimento são em maior parte aeróbicos e funcionais (usando o peso do seu próprio corpo) e os de combates exigem, além de habilidade, força dos praticantes em sua maior parte no chão. As partes mais utilizadas são os braços, quadril, abdômen e pernas.

Em cada aula é possível perder a partir de 550 calorias. Praticando essa atividade os sistemas cardiovascular e respiratório melhoram consideravelmente, acelerando o metabolismo. Ou seja, uma atividade física que te auxilia no combate às gorduras e proporcionando uma definição corporal.

Disciplina

O esporte favorece a conduta disciplinar do praticante, de respeito as regras e ao mestre. A hierarquia rígida de graduação também contribui para que o respeito adquirido na arte marcial ultrapasse o tatame.

Inclusive, o jiu-jitsu é indicado para crianças e adolescente, para controlar a hiperatividade, ansiedade e proporcionar disciplina.

Combate ao Estresse

Reprodução

A modalidade combate diretamente o estresse, reduzindo e controlando o mal, eliminando as energias acumuladas. O esporte serve como terapia, distraindo e fazendo esquecer os problemas cotidianos.

Para a prática, você precisa de um nível maior de concentração, o que favorece a deixar as preocupações de canto.

Não é um esporte agressivo, é inteligente

Ao contrário do que muitos pensam, o jiu jitsu é uma Arte Marcial baseada em quedas, alavancas e estrangulamentos. Através da sua técnica, é possível derrotar um adversário sem desferir um soco ou chute.

Caso você se encontre em uma situação de risco, um simples toque no braço adversário é o suficiente para interromper a atividade. Ou seja, um esporte muito mais violento do que agressivo.

Autodefesa

shutterstock

Ele é uma boa alternativa para aprender técnicas de defesa pessoal. O conhecimento da técnica capacita você evitar situações de perigo sem precisar recorrer a violência física.

8#. Aprender a controlar a ansiedade

A arte vai te tirar da zona de conforto. Nela, pessoas menores e mais fracas podem dominar outras maiores. Você vai aprender a manter a calma, controlar a ansiedade, pensar em situações sob pressão e cansaço. Este tipo de situação é algo que você vive diariamente, no trabalho, na vida acadêmica, no relacionamento.

O Jiu possibilita você controlar a adrenalina e a ansiedade, sofrer menos com o frio na barriga e até a deixar a timidez de lado.

Praticar uma atividade com seus filhos

Reprodução

Como é uma atividade em que a técnica conta muito mais do que o fator físico, é comum ver pais e filhos praticando a modalidade juntos. Pode significar um bom elo para manter entre os dois, participando e estimulando do desenvolvimento do pequeno.

Para todos os biótipos e pesos

Como falei, qualquer pessoa com qualquer biótipo pode praticar a modalidade. O Jiu-Jitsu tem a capacidade de se adaptar a qualquer um. Mas como toda a atividade física, o praticante primeiro precisa solicitar a liberação médica. Caso possua alguma limitação, o professor auxiliará o aluno como deve conduzir.

Cuidados que você precisa ter na hora de escolher uma academia de Jiu-Jitsu?

Primeiro passo é saber se o professor é filiado a alguma Federação ou Confederação. Assistir a aula também é muito importante para conhecer como ele conduz e, principalmente, como é o tratamento com os iniciantes. Pedir para fazer uma aula experimental será a chave para escolher a academia certa.

DKACADEMAI

[TRANSPARÊNCIA] Esta matéria foi feita em parceria com a DK Academia. Ela é uma academia localizada na Mooca e que fica aberta 24h por dia. O MHM treina lá.

Acessando o site www.dkacademia.com.br ou colando lá dizendo que conheceu a academia por causa da gente, você ajuda que o MHM continue a produzir conteúdo de qualidade.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »