Existe uma modalidade de arte marcial que ficou consagrada no Brasil: é o Jiu-Jitsu. Desenvolvido de maneira única e exclusiva pela família Gracie, o esporte de raiz japonesa prometia o combate igual mesmo de pessoas com pesos e estaturas diferentes.
Apoiado em técnicas de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente, ganhou solo fértil no Brasil, conquistou uma variação própria (Brazilian Jiu-Jitsu) conhecida internacionalmente e trouxe adeptos do mundo inteiro.
- 10 Coisas que aprendi na minha primeira luta
- A história do Muay Thai: uma luta para ligar o corpo e a mente
- 11 Benefícios da luta como atividade física
Se você acha que a modalidade é exclusiva para atletas de competição, errou! Ela pode possibilitar inúmeros benefícios para quem quer ganhar um condicionamento físico, mas não tem saco para musculação.
Com ajuda do mestre e professor da DK Academia., Ricardo Almeida, da equipe Ryan Gracie, reuni motivos mais do que suficiente para você sair da inércia e praticar a arte marcial. Confira!
Benefícios para a saúde
A arte suave trabalha com várias partes do corpo, simultaneamente. Além disso, é conhecida por melhorar a flexibilidade, condicionamento físico, capacidade cardiovascular e respiratória.
Diferente da musculação, que tem uma rotina fixa e trabalha com grupos musculares específicos, o jiu-jitsu é indicado para o aluno que quer ganhar um condicionamento físico e força.
Ganho de Resistência Física
A prática regular desse esporte auxilia no aumento da resistência física do seu corpo. Com exercícios de alto impacto, a arte suave tonifica os músculos e possibilita ao corpo um “gás” cada vez maior. Isso proporciona uma melhoria na qualidade de vida que, inclusive, pode influenciar na sua performance sexual.
Perda calórica e definição
Os exercícios de aquecimento são em maior parte aeróbicos e funcionais (usando o peso do seu próprio corpo) e os de combates exigem, além de habilidade, força dos praticantes em sua maior parte no chão. As partes mais utilizadas são os braços, quadril, abdômen e pernas.
Em cada aula é possível perder a partir de 550 calorias. Praticando essa atividade os sistemas cardiovascular e respiratório melhoram consideravelmente, acelerando o metabolismo. Ou seja, uma atividade física que te auxilia no combate às gorduras e proporcionando uma definição corporal.
Disciplina
O esporte favorece a conduta disciplinar do praticante, de respeito as regras e ao mestre. A hierarquia rígida de graduação também contribui para que o respeito adquirido na arte marcial ultrapasse o tatame.
Inclusive, o jiu-jitsu é indicado para crianças e adolescente, para controlar a hiperatividade, ansiedade e proporcionar disciplina.
Combate ao Estresse
A modalidade combate diretamente o estresse, reduzindo e controlando o mal, eliminando as energias acumuladas. O esporte serve como terapia, distraindo e fazendo esquecer os problemas cotidianos.
Para a prática, você precisa de um nível maior de concentração, o que favorece a deixar as preocupações de canto.
Não é um esporte agressivo, é inteligente
Ao contrário do que muitos pensam, o jiu jitsu é uma Arte Marcial baseada em quedas, alavancas e estrangulamentos. Através da sua técnica, é possível derrotar um adversário sem desferir um soco ou chute.
Caso você se encontre em uma situação de risco, um simples toque no braço adversário é o suficiente para interromper a atividade. Ou seja, um esporte muito mais violento do que agressivo.
Autodefesa
Ele é uma boa alternativa para aprender técnicas de defesa pessoal. O conhecimento da técnica capacita você evitar situações de perigo sem precisar recorrer a violência física.
8#. Aprender a controlar a ansiedade
A arte vai te tirar da zona de conforto. Nela, pessoas menores e mais fracas podem dominar outras maiores. Você vai aprender a manter a calma, controlar a ansiedade, pensar em situações sob pressão e cansaço. Este tipo de situação é algo que você vive diariamente, no trabalho, na vida acadêmica, no relacionamento.
O Jiu possibilita você controlar a adrenalina e a ansiedade, sofrer menos com o frio na barriga e até a deixar a timidez de lado.
Praticar uma atividade com seus filhos
Como é uma atividade em que a técnica conta muito mais do que o fator físico, é comum ver pais e filhos praticando a modalidade juntos. Pode significar um bom elo para manter entre os dois, participando e estimulando do desenvolvimento do pequeno.
Para todos os biótipos e pesos
Como falei, qualquer pessoa com qualquer biótipo pode praticar a modalidade. O Jiu-Jitsu tem a capacidade de se adaptar a qualquer um. Mas como toda a atividade física, o praticante primeiro precisa solicitar a liberação médica. Caso possua alguma limitação, o professor auxiliará o aluno como deve conduzir.
Cuidados que você precisa ter na hora de escolher uma academia de Jiu-Jitsu?
Primeiro passo é saber se o professor é filiado a alguma Federação ou Confederação. Assistir a aula também é muito importante para conhecer como ele conduz e, principalmente, como é o tratamento com os iniciantes. Pedir para fazer uma aula experimental será a chave para escolher a academia certa.
[TRANSPARÊNCIA] Esta matéria foi feita em parceria com a DK Academia. Ela é uma academia localizada na Mooca e que fica aberta 24h por dia. O MHM treina lá.
Acessando o site www.dkacademia.com.br ou colando lá dizendo que conheceu a academia por causa da gente, você ajuda que o MHM continue a produzir conteúdo de qualidade.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso