Do dia 4 ao dia 7 de dezembro, São Paulo recebeu a primeira edição da CCXP, a Comic Con Experience. Inspirada nas convenções de quadrinhos americanas, o evento trouxe stands de grandes estúdios como a Warner, Fox, Disney; além de lojas de quadrinhos, colecionáveis, jogos de tabuleiro entre outros.
Mas nada chamou tanto minha atenção com o Artists’ Alley, o canto onde estavam os quadrinistas e artistas independentes. Eram mais de 200 profissionais que viviam de fazer HQs ou ilustrações.
Aproveitei que dei um pulo na CCXP para encontrar alguns quadrinistas de quem que eu já era fã e ainda conhecer uma galera que faz um trabalho fudido e eu ainda não conhecia. Confira alguns dos caras que eu conversei por lá:
Danilo Beyruth
O Danilo é a prova viva que quadrinhos nacionais podem ser fodas. O cara é autor das HQs que trazem uma visão um pouco mais adulta sobre o Astronauta da Turma da Mônica. A fila do stand do quadrinista por vezes chegava a ser maior do que a dos autores estrangeiros que estavam na feira.
Pude bater um papo com o cara sobre as influências da HQ “Bando de Dois”. Falamos de filmes de bangue bangue como a “Trilogia dos Dólares” e “Era uma vez no Oeste”. De brinde, ainda ganhei um desenho fera para o meu caderno de notas.
Recomendo para você: “Bando de Dois” e “Astronauta: Magnetar”
Victor Moura
O Victor foi uma das descobertas da CCXP. De cara, eu fiquei impressionado com a arte dele que traz muitos elementos do Mike Mignola, criador de Hellboy. Trouxe para casa esse print irado dos Beatles e uma arte para meu caderno.
Recomendo para você: Oddlines, fanpage do cara, que reúne alguns de seus melhores trabalhos.
João Montanaro
Com apenas 17 anos, João está na ativa desde 2008 como ilustrador e chargista. O trabalho do moleque é foda, com ilustrações pintadas com aquarela que dão todo um charme a parte para a parada. Como eu já tinha esgotado toda minha grana quando encontrei ele, acabei trazendo só uma ilustra para casa.
Recomendo para você: A fanpage dele, onde são lançadas algumas de suas melhores artes e charges.
Brão Barbosa
O Brão Barbosa era um daqueles caras que eu sempre tinha ouvido falar, mas nunca tinha lido nada. Aproveitei que trombei o cara na CCXP para trocar uma ideia sobre quadrinhos independentes e para pegar umas duas HQs para conhecer mais da obra do cara. Destaco que as duas HQs que comprei tem versão online e gratuita. Se você curtir, pode comprar para incentivar o trabalho do cara.
Recomendo para você: “Feliz Aniversário, Minha Amada” e “Jesus Rocks”
Ryot
Você gosta de um humor meio nonsense mas ácido, como “Monty Pithon” ou “Porta dos Fundos”? O Ryot é o autor feito para você. Acompanho o trabalho do cara desde quando ele lançou o blog e finalmente pude conhece-lo ao vivo. Aproveitei o bate-papo e comprei a última coletânea de tirinhas dele e a segunda edição do “Manual da Auto Destruição”.
Recomendo para você: O site Ryot Iras, e tudo que o cara publica. Engarçado demais.
Carlos Ruas
Carlos Ruas é outro autor cujo trabalho eu conhecia na internet de mil e anos. Comprei uma coletânea de toda as tirinhas do cara e ganhei um Deus personalizado para o MHM. :D
Recomendo para você: Um Sábado Qualquer, site onde ele publica tirinhas
Estevao Ribeiro
Apesar de Estevão Ribeiro também estar na web publicando tiras no Os Passarinhos, conheço o trabalho do cara porque estou de olho na HQ “Futuros Heróis” faz tempo. Nada melhor do que comprar das mãos do próprio autor, né? Aproveitei e comprei o lançamento de “Da Terra à Lua”, que traz uma mistura das viagens ao espaço de Georges Meliès e H.G. Wells.
Recomendo para você: “Futuros Heróis” e “Da Terra à Lua”.
João Azeitona
Um dos meus ilustradores favoritos da atualidade. O cara tem um trabalho forte com nanquin e pretos. A arte dele me lembra muito do trabalho de John Buscema.
Recomendo para você: Fanpage do cara no facebook. Só ilustra ferrada!
Rodney Buchemi
Nós somos do MHM, o Rodney é do MDM, um dos maiores sites de quadrinhos da internet e 7º maior blog do Brasil (Segundo eles mesmos). O cara é gente boa demais e pude comprar um sketchbook dele. Só não consegui uma arte porque ele estava abarrotado de pedidos.
Recomendo para você: A fanpage do cara traz novidades sobre os trabalhos deles.
2 Minds
Outra descoberta na CCXP. O 2 Minds é um estúdio de ilustrações criado por um casal. E o trabalho deles é primoroso. Comprei dois prints que vão para a parede do escritório com certeza. Aproveitei e fiquei um tempo conversando com eles sobre como Chrono Trigger é um jogo incrível.
Recomendo para você: O site 2 Minds com o porfólio do casal
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso