Pesquisadores confirmam teoria de Barney Stinson (How I Met Your Mother) sobre mulheres

Cientistas comprovam a existência do efeito cheerleader

Cientistas comprovam a existência do efeito cheerleader

O personagem Barney Stinson, interpretado por Neil Patrick Harris na série How I Met Your Mother, é famoso por diversas teorias sobre o comportamento humano, principalmente sobre as mulheres.

Em uma delas, ele enfatiza que ‘Uma mulher é mais atraente quanto está no meio de um grupo do que sozinha“. Com o nome de efeito cheerleader, esta teria foi apresentada no sétimo episódio da quarta temporada e foi agora comprovada por cientistas da Universidade da Califórnia (EUA), em um artigo publicado na revista Psychological Science.

O estudo foi feito com 130 estudantes, que observaram 100 fotos de rostos. Eles tinhas  que avaliar o quão atraentes eram aquelas pessoas das fotos. As notas eram mais altas quando os estudantes olhavam várias imagens, e mais baixas quando olhavam as fotos individualmente.

Cientistas comprovam a existência do efeito cheerleader

Os cientistas Drew Walker e Edward Vul, da Universidade da Califórnia, comprovaram então o que Barney chamou de “efeito cheerleader”. Segundo eles, o sistema visual cria um padrão ao observar o rosto de várias pessoas em conjunto, como se fizesse uma média conjunta. Isso significa que os rostos são mais atraentes quando vistos em grupo porque se parecerem similares a um rosto médio do grupo, o que é mais atraente que o rosto individual de cada um.

“Se a média é mais atraente porque idiossincrasias pouco atraentes tendem a ser calculada a média para fora, em seguida, os indivíduos com características faciais de cortesia – uma pessoa com olhos estreitos e uma pessoa com os olhos arregalados, por exemplo – poderia desfrutar de um maior impulso na atratividade percebida quando vistos juntos, em comparação com os grupos compostos por pessoas que têm características mais semelhantes”, revela Edward Vul.

Isso não acontece só com homens diante de um grupo de mulheres, mas com qualquer pessoa, de ambos os sexos.

Você, mulher ou homem, que não é um explendor de beleza, agora sabe um dos atalhos para se dar bem em uma balada. Ande em grupos e, de preferência ao lado de pessoas bonitas. Sempre vai sobrar algo à noite para você!

Fonte: Psychological Science

 

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso