Enquanto o Brasil vive um boom imobiliário com a maior valorização imobiliária do planeta nos últimos cinco anos, a Itália está vendendo casas a R$ 3.
Sim, isto não é loucura! O governo da Sicília está vendendo 20 residências da comuna de Gangi, em Palermo (região próximo a do nosso ídolo Don Corleone, em Poderoso Chefão), por apenas 1 euro (cerca de R$ 3).
Trata-se de casas rústicas abandonadas pelos seus proprietários, na década de 1920, numa onda de emigração. São cerca de 20 habitações disponíveis em troca de uma moeda e de compradores dispostos a morar na região e a contribuir assim para o aumento da demografia, em caiu absurdamente no século passado.
Esta oferta “irrecusável” (como diria o Padrinho) inclui casas de agricultores recheadas de relíquias, desde azulejaria do século XVIII a antigos fornos a lenha.
A oferta é para alavancar a economia e povoar a cidade, depois do abandono das casas, durante o pós-guerra. A região da ilha Sicília pretende, com isso, renovar a perda de nove mil habitantes, emigrados após a Segunda Guerra Mundial.
As propriedades colocadas à venda por um euro estão próximas a outras 300 cujo valor se situa entre 5 mil e 15 mil euros. A única condição imposta aos compradores é um depósito de 5 mil euros que garante ao munícipio que irão renovar a casa nos três anos seguintes à compra da propriedade. Caso sejam renovadas, o dinheiro é devolvido.
Muitos são já os compradores interessados, da Suécia, Grã-Bretanha, Dubai e Estados Unidos. Eles têm em mente transformar as pequenas casas e os celeiros em casas de férias para o Verão.
Não sei você, mas eu estou correndo aqui para reservar meu espaço por lá. Vale mais a pena e custa bem menos do que um barrado em Diadema, em SP!
Saiba mais: Comune Gangi
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso