Quando falamos em filme de ação, logo vem na cabeça a imagem de brucutus como Schwarzenegger e Stallone. Mas há tempos que as mulheres vem, aos poucos, protagonizando os longas de porradaria e tiroteio.
Durante muito tempo, houve o estigma de que os filmes protagonizados por moças eram sinônimo de fracasso de bilheteria ou obras ruins. Mas, exemplos como “Salt”, “A Toda Prova” e o mais recente “Jogos Vorazes: Em Chamas”, mostra que este preconceito pode sim ser quebrado.
Pensando nesses bem sucedidos exemplos, o MHM selecionou os melhores filmes de ação protagonizados por mulheres. Saca só.
Alien 2 : O Resgate (1986)
O primeiro Alien, dirigido por Ridley Scott, pode ser considerado um longa de horror, mas quando James Cameron chegou para dirigir a segunda sequência, a franquia flertou mais com a ação do que qualquer outro genêro.
Considerada uma das primeiras heroinas de sucesso no cinema, Sigourney Weaver inovou por não ser uma sex simbol, mas sim a representação de uma mulher real em uma situação de risco.
Nikita – Criada para Matar (1990)
Um dos primeiros filmes de Luc Benson, diretor francês que ficou famosos por “Taxi”, “O Quinto Elemento” e o incrível “O Profissional”.
No longa, Nikita é uma jovem viciada que foi presa após matar um policial. Dentro da cadeia, é recrutada pelo para trabalhar como assassina para o serviço de inteligência francês. Enquanto leva sua vida de espiã, a garota tenta levar uma vida normal ao lado de seu namorado.
Kill Bill (2003)
Uma das maiores obras de Quentin Taratino e a maior homenagem de Holywood ao cinema oriental. No filme, o diretor faz referência aos filmes de Gordon Liu, Sonny Chiba e ao lendário Bruce Lee.
Na trama, Uma Thurman interpreta uma assassina profissional que quase foi morta por seus ex-companheiros. Com sede de vingança, a mulher vai caçando-os um a um, até que no final ela mate Bill, seu ex-chefe e namorado.
Underworld (2003)
Uma mina gata, vampiros e lobisomens e, para sua sorte, não é crepúsculo. Kate Beckinsale estrela esse filme que copia (e muito) as características do Matrix, que estavam na moda na época.
Selene (Kate Beckinsale) é uma vampira especializada que se apaixona por um humano que foi mordido por um lobisomen. Os dois começam a correr contra o tempo antes que ele se transforme de vez e o amor dos dois seja impossível.
Salt (2010)
Sim, um filme de ação da Angelina Jolie e não é o Tomb Raider? Por que? Bem, porque a adaptação do game para o cinema é uma merda, simples assim.
Nesse longa, a atriz interpreta uma agente que é acusada der ser uma agente dupla que irá matar o presidente dos Estados Unidos. Com pouco tempo para perder, ela deve provar sua inocência e impedir o assassinato do governante.
A Toda Prova (2011)
Gina Carano, uma das lutadoras de MMA mais gatas da história, protagoniza esse filme que é um misto de “Identidade Bourne” com James Bond.
O longa mostra a história de Mallory (Gina Carano), uma espiã que é traída e deixada para morrer por sua própria agência. A moça consegue sobreviver e passar a utilizar todo o seu treinamento na construção de um plano de vingança e redenção.
Jogos Vorazes (2012)
A gatinha da Jennifer Lawrence interpreta essa ótima adaptação da trilogia de livro escritos por Suzanne Collins.
Em um futuro distópico, todo ano dois jovens de cada distrito, entre 12 e 18 anos, são escolhidos para participar de um reality show mortal. Os 24 participantes devem lutar um contra o outro até que reste apenas um sobrevivente.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso