O filme do anti-herói foi lançado no dia 11 de fevereiro e, se você não conhece praticamente nada sobre o Deadpool e também não sabe o que esperar do longa, conheça as principiais características do mercenário e descubra a origem dele agora!
Conheça o Deadpool
O anti-herói Deadpool, que já atuou em histórias da Marvel como herói e algumas vezes como vilão, foi criado por Rob Liefeld e Fabian Niciesa e apareceu pela primeira vez em 1991, como vilão em uma das histórias do X-Men.
Criado como uma paródia para um vilão da DC, o Exterminador, o personagem é conhecido por seu fator de cura e por ser praticamente impossível de vencer. Além disso, seu humor ácido e as inúmeras piadas que fazem referência aos outros heróis e vilões dos quadrinhos e ao universo da cultura pop foram os fatores decisivos da relativa popularidade do anti-herói.
Deadopool surgiu quando, com câncer, Wade Wilson passou por um experimento chamado “Arma X”, o mesmo que criou Wolverine.
Depois da operação, ele desenvolveu a capacidade de rápida regeneração celular e força sobre-humana.
Deadpool e outros super-heróis
Deadpool já flertou com o Homem-Aranha – sim, ele é descrito como Pansexual, alguém que sente atração física e emocional por todos os gêneros e, no filme, Tim Miller, o diretor da adaptação, ressaltou que quer essa orientação sexual em destaque.
Quem já conhece o universo de quadrinhos deve lembrar da breve aparição do anti-herói no filme X-Men, Origens: Wolverine. Apesar de não ter sido uma participação muito boa, a imagem dele se espalhou e o lançamento de um filme próprio foi garantido principalmente por causa do esforço de Ryan Reynolds em criar uma produção exclusiva para o anti-herói.
A intertextualidade e a quebra da quarta parede
No cinema e no teatro, quebrar a quarta parede é ignorar o véu da realidade que separa o público do filme. Muitos personagens já fizeram e fazem isso no cinema, Deadpool ficou conhecido por fazer isso nos quadrinhos e, agora, na sua adaptação realizada pela FOX.
Deadpool faz muitas piadas através da intertextualidade e convida o público para participar de cada uma delas mostrando que o universo onde ele vive é o mesmo que o nosso. Nos quadrinhos, por exemplo, ele já fez referências aos clássicos do cinema como Sexto Sentido e também já brincou com outros heróis.
Como a principal característica do personagem é justamente o seu humor ácido e a falta de preocupação com a realidade, é fácil incluir qualquer piada sobre o universo da cultura pop em suas histórias, afinal, apesar da maioria ter um roteiro estabelecido, o objetivo do Deadpool é fazer o público rir da própria indústria do entretenimento e dizer, nos quadrinhos e agora nos filmes, o que o público sempre quis falar.
O mérito do filme
No filme, a metalinguagem é tão extrapolada que transforma o ato de assistir Deadpool em uma experiência completamente diferente de tudo o que já foi feito no cinema de heróis: ao mesmo tempo que nós nos preocupamos com os personagens e acreditamos na veracidade de tudo aquilo, nós desacreditamos na realidade da história.
Os roteiristas do filme certamente são os verdadeiros heróis porque apesar de todo o humor unindo realidade e fantasia – em piadas sobre atores e sobre o próprio estúdio mescladas com situações fantásticas – nós ainda nos pegamos envolvidos com a trama e curiosos sobre o seu final.
O papel da internet
A ideia de um filme do Deadpool estava no papel há um tempo e Ryan Reynolds temia que a FOX colocasse o projeto na geladeira porque o estúdio não acreditava completamente no sucesso da obra.
Então, Reynolds decidiu ousar e investir. O vazamento de uma suposta “fita teste” mostrou Ryan Reynolds como Deadool na San Diego Comic-Com e o mundo nerd pirou. O sinal verde do estúdio veio antes do fim da feira ainda em julho de 2014.
A internet enlouqueceu, todo mundo começou a falar de Deadpool e o poder da viralização de qualquer vídeo ou imagem envolvendo o anti-herói demonstrou ainda mais a capacidade de Deadpool virar um fenômeno mundial.
Na Comic-com seguinte, em 2015, o primeiro trailer do filme Deadpool foi revelado e antes mesmo da estreia do filme, a Fox já confirmou uma sequência.
A maioria das pessoas sequer conhecia o personagem antes de todo o frenesi envolvendo o lançamento do filme. Hoje, certamente, o público vai correr para a internet depois de deixar as salas de cinema para descobrir mais sobre o Deadpool e seu papel nos quadrinhos.
Em uma época repleta de séries e filmes de super-heróis, ver um anti-herói fazendo piada com tudo é uma forma inteligente de manter o gênero vivo e fazer com que o público se sinta dentro de um evento muito maior que apenas um filme.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso