5 Bandas que provam que o Rock não está morto

Algumas bandas que comprovam que o ritmo está bem vivo

5 Bandas que provam que o Rock não está morto

Em uma entrevista ao site Esquire , o baixista da banda Kiss – recentemente nomeada ao Rock and Roll Hall of Fame – Gene Simmons, afirmou que “O Rock está finalmente morto”. O músico foi além e ainda disse que “O Rock não morreu de velho. Ele foi assassinado.”

Talvez Simmons tenha razão em alguns pontos de sua fala, mas será que isso significa a derradeira morte do gênero? Parece muito que o baixista foi mordido pelo bicho do “no meu tempo era melhor”.

Então vou tentar listar algumas bandas que podem significar o futuro do Rock e que mostram que em plena década de 90 e início dos anos 2000 garotos continuam se juntando em suas garagens para tocar seus clássicos favoritos e tentar novas experiências musicais.

1# Muse


O trio britânico é a banda mais velha da lista, mas mostra de cara que uma das novas faces do rock é sua miscigenação com outros estilos. A banda é muitas vezes rotulada como new prog, rock alternativo, rock progressivo, a lista de nomes é imensa, mas eu não acredito que eles liguem para isso de alguma forma.

2# Jack White


Com sua ex-banda, White Stripes, já se tornara notável, principalmente pelo histórico riff da música Seven Nation Army. Agora em seu projeto solo o bluesman pode mostrar porque é digno da jam com Sir Jimmy Page (Led Zeppelin) e The Edge (U2) no documentário It Might Get Loud (2008). Provavelmente um dos nomes mais prestigiados do blues hoje em dia.

3# Coheed and Cambria


Banda norte-americana de rock progressivo. Com instrumentação muito intensa e vocal característico, mistura elementos de pop, punk e metal. A banda vem se destacando por trazer vida aos álbuns conceituais novamente, especialidade de bandas como Pink Floyd, Jethro Tull, Dream Theater, Yes, Rush e outras.

4# Artic Monkeys


Não seria possível excluir a banda com um dos sucessos mais avassaladores dos últimos tempos dessa lista. Seu último álbum AM foi um sucesso de vendas e de críticas, algo estranhamente raro no rock. Hits como Do I Wanna Know e R U Mine mostram que o Indie Rock é um dos subgêneros mais célebres nos dias de hoje.

5# Black Keys


Para finalizar, outra banda dos anos 2000. O Black Keys é uma das bandas mais populares do mundo atualmente, também representando o Indie. O que mais chama atenção é que na verdade a banda é apenas uma dupla, que conta com um guitarrista e um baterista. Efetivamente, tanto ao vivo quanto em seus Cds, a banda conta com músicos de apoio, entretanto eles gostam muito de tocar sozinhos em alguns momentos de seus shows.

Se após ler essa lista você se sentiu incomodado por não ver nomes como Foo Fighters, Queens of Stone Age, Kings of Leon, The Kooks, The Strokes, Arcade Fire e muitas outros que continuam fazendo turnês e produzindo álbuns novos, bem, essa é a prova que o rock não morreu.

Talvez Gene simplesmente não seja adepto dos novos formatos do gênero, mas afinal a história do rock não é essa? Blues, incorporando elementos de folk, R&B, country, jazz e muitos outros ritmos ao longo do século XX chegaram a uma infinidade de subgêneros. Estes, tão diametralmente opostos, que se alguém os ouve fora de contexto não diria de forma alguma que vieram do mesmo lugar.

Em vista disso eu arrisco dizer que, se o rock parar de se mesclar, misturar, tentar, ousar e experimentar, certamente, dessa forma, estará cometendo suicídio.

► Texto por João Gabriel Arrojado Righetti – Futuro engenheiro pela UFABC. Apaixonado por música, livros, vídeo game, praia e futebol.

Quer ter seu texto publicado aqui? Mande um e-mail com sugestão para contato@manualdohomemmoderno.com.br e quem sabe nós não publicamos?

Colaboradores MHM
Colaboradores MHM

Quer ter o seu texto publicado no MHM? Envie para o nosso e-mail contato @ manualdohomemmoderno.com.br

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso