Tatuagens melhoram o sistema imunológico, aponta estudo

Se você já é tatuado e precisava de mais motivos para fazer mais algumas, ou se, por acaso, você nunca fez uma tatuagem mas tem vontade, te damos mais uma razão para recorrer à agulha: as tatuagens podem melhorar o seu sistema imunológico.

Quem gosta desse tipo de arte tem mais motivos para admirar a tinta pele: alguns pesquisadores da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, descobriram que o corpo reage melhor cada novo desenho feito na pele. Com essa melhora nas respostas imunológicas, todo o organismo fica menos suscetível a novas infecções e, por isso, o ato de se tatuar acaba evitando o surgimento de novas doenças.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Mas, por ser um processo gradativo, ele só acontece quando você tem mais de uma tatuagem no corpo e se tatua com frequência – está aí uma ótima desculpa para você encher a pele de desenhos.

Segundo a equipe de pesquisadores, fazer tatuagens é algo parecido com se exercitar: no começo, o corpo, ainda desacostumado, se sente fraco e fica dolorido depois da malhação mas, quando repetimos o processo, criamos resistência – por isso, inclusive, é interessante alterar os treinos na academia e variar o ritmo na hora de se exercitar, mas isso é assunto para outra matéria!

shutterstock_338471126

Ao estudar um grupo de voluntários, os pesquisadores avaliaram quantas tatuagens eles já tinham e a duração da aplicação da tinta na pele enquanto cada indivíduo fazia uma nova tatuagem.

Depois, eles analisaram a quantidade de um anticorpo chamado imunoglobulina A e do cortisol, aquele hormônio relacionado ao estresse, na amostra de sangue do grupo de voluntários. Como resultado, perceberam que os níveis da imunoglobulina caem menos a cada nova tatuagem – ou seja, o corpo fica cada vez mais protegido.

Como grande parte das pesquisas realizadas em universidades que alcançam a mídia internacional, essa pesquisa também foi realizada com um grupo restrito de pessoas: apenas 24 mulheres e 5 homens. Então, estudos mais elaborados devem ser feitos posteriormente para que os cientistas realmente consigam traçar uma tese mas, mesmo assim, você acabou de ganhar mais uma razão para pintar o corpo.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »