Pela defesa de meus pelos, barba e afins

Afirmo de primeira mão que tenho certo cuidado com a higiene e beleza, mas não sou adepto ao metrossexualismo. Acho que o homem de verdade é aquele que prefere gastar o tempo praticando o bom e velho cavalheirismo e não precisa ficar horas no espelho se preocupando com a estética. Esse post surgiu após me […]

Estamos aqui pelo direito do homem de ter, e manter, os seus pelos

Afirmo de primeira mão que tenho certo cuidado com a higiene e beleza, mas não sou adepto ao metrossexualismo. Acho que o homem de verdade é aquele que prefere gastar o tempo praticando o bom e velho cavalheirismo e não precisa ficar horas no espelho se preocupando com a estética. Esse post surgiu após me deparar com a mais nova propaganda de uma marca de gilete, que sugere a preferência feminina pelos homens lisinhos e sem pelos. Podemos resumir o vídeo nessa conversa abaixo:

____

Sabrina Sato: “Gente, não aguento mais, esses caras do peito todo peludo se sentindo os gostosões!”

Uma das Gêmeas que não consegui diferenciar: “Ninguém merece, um peito liso é muito mais bonito!”

A outra gêmea responde: “A gente podia aprontar uma, instigar-los para ver quem tem coragem para agradar uma mulher?”

Sabrina conclui: “Tipo, chegar e falar: Quero ver raspar!”

*Sabrina liga para O rapper sul-coreano PSY (sim, aquele mesmo que fez sucesso com uma critica social, contra o modo de vida consumista) e termina com a “genial” paródia do rapper sul-coreano PSY, em prol da marca de gilete.

____

Não precisa ser nenhum vidente para perceber que a campanha que quer incentivar a depilação do peitoral dos homens ficou meio descabida, tanto na abordagem, quanto no uso dos personagens. O vídeo recebeu duras críticas e pegou tão mal que a marca logo removeu a publicação de sua rede social, além de não permitir os comentários na página do youtube.

update: removeram o video do youtube, encontramos no vimeo :P

O engraçado é que a marca usa um conceito masculino criticado pelas mulheres – a cobrança estética do sexo oposto, a necessidade da mulher ser ‘perfeita’ em suas formas e cuidados – contra elas mesmas. Para pegar mulher, você precisa retirar os pelos do peito e deixar o rosto lisinho. Caso contrário, vai ficar na bronha.

O que eu quero defender aqui é o meu direito a ter pelos, barba e afins, sem essa piração com a estética, muito menos achar que serei apontado com desprezo na praia só porque não optei por raspar geral. Uma conhecida minha (Paty Colombo) usou a melhor colocação no facebook sobre o assunto. Dei-me o direito de reproduzi-la: “Imagina se fosse um comercial com três caras conversando e mandando: ‘quem tem coragem de arrancar as celulites da bunda para agradar os homens?’. Meninos, assim como homem de verdade está cagando pra celulite/estria/whatever, mulheres de verdade e são cagando pra isso aí”. Concordam?

Isso, para não contar nessa tal “preferência” da mulher por homens sem pelos. A marca ainda aponta que 8 em cada 10 mulheres acham que um homem lisinho é mais sexy. Acredito que essa deve ser uma pesquisa feita em grupos que procuram metrossexuais ou meninos.

De acordo com uma pesquisa realizada na Inglaterra, 54% das mulheres dão preferência a homens barbados, pois eles demonstram mais masculinidade. Nós mesmos, já caímos no erro de divulgar uma pesquisa contrária sobre isso e recebemos uma avalanche de reclamações femininas demonstrando claramente a preferência delas por homens barbados, digamos assim. Se você tem dúvida da preferência, lembramos que é delas a famosa frase: “Faça amor, não faça a barba!”

Pela defesa de meus pelos, barba e afins 2

Esse conceito de mulher querer cara lisinho é semelhante aos homens que preferem mulheres 100% depiladas. Existe, mas não é a maioria que da voz a isso. Sou totalmente contra essa visão do mundo limpinho e que prega o fim dos pelos, sejam eles púbicos ou não.

Isso não quer dizer que eu defenda o estilo Cláudia Ohana, com uma densa Mata Atlântica. Precisa ter um cuidado e higiene, aparar (barba, costas, peito e afins), mas esse cuidado não pode virar uma piração no estilo: ou raspa, ou desce!

Acho que o problema é muito mais dessa geração “Tá com nojinho!”, que precisa arrumar desculpas e subterfúgios para não encarar a beleza real de homens e mulheres. Eles e elas correm de de celulites, estrias, pelos e kilos a mais do sexo oposto. Para esses, até o mau hálito da manhã do dia seguinte é inadmissível.

Se você, mulher, não é capaz de conviver com pelos ou barba, procure os “Ken” da vida, eles estão por ai, mas metrossexuais do que nunca e sempre dispostos para brincar de casinha. Só não reclame se eles tiverem mais produtos de beleza e passarem mais tempo se arrumando do que você!

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso