Pela defesa de meus pelos, barba e afins

Afirmo de primeira mão que tenho certo cuidado com a higiene e beleza, mas não sou adepto ao metrossexualismo. Acho que o homem de verdade é aquele que prefere gastar o tempo praticando o bom e velho cavalheirismo e não precisa ficar horas no espelho se preocupando com a estética. Esse post surgiu após me deparar com a mais nova propaganda de uma marca de gilete, que sugere a preferência feminina pelos homens lisinhos e sem pelos. Podemos resumir o vídeo nessa conversa abaixo:

____

Sabrina Sato: “Gente, não aguento mais, esses caras do peito todo peludo se sentindo os gostosões!”

Uma das Gêmeas que não consegui diferenciar: “Ninguém merece, um peito liso é muito mais bonito!”

A outra gêmea responde: “A gente podia aprontar uma, instigar-los para ver quem tem coragem para agradar uma mulher?”

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Sabrina conclui: “Tipo, chegar e falar: Quero ver raspar!”

*Sabrina liga para O rapper sul-coreano PSY (sim, aquele mesmo que fez sucesso com uma critica social, contra o modo de vida consumista) e termina com a “genial” paródia do rapper sul-coreano PSY, em prol da marca de gilete.

____

Não precisa ser nenhum vidente para perceber que a campanha que quer incentivar a depilação do peitoral dos homens ficou meio descabida, tanto na abordagem, quanto no uso dos personagens. O vídeo recebeu duras críticas e pegou tão mal que a marca logo removeu a publicação de sua rede social, além de não permitir os comentários na página do youtube.

update: removeram o video do youtube, encontramos no vimeo :P

O engraçado é que a marca usa um conceito masculino criticado pelas mulheres – a cobrança estética do sexo oposto, a necessidade da mulher ser ‘perfeita’ em suas formas e cuidados – contra elas mesmas. Para pegar mulher, você precisa retirar os pelos do peito e deixar o rosto lisinho. Caso contrário, vai ficar na bronha.

O que eu quero defender aqui é o meu direito a ter pelos, barba e afins, sem essa piração com a estética, muito menos achar que serei apontado com desprezo na praia só porque não optei por raspar geral. Uma conhecida minha (Paty Colombo) usou a melhor colocação no facebook sobre o assunto. Dei-me o direito de reproduzi-la: “Imagina se fosse um comercial com três caras conversando e mandando: ‘quem tem coragem de arrancar as celulites da bunda para agradar os homens?’. Meninos, assim como homem de verdade está cagando pra celulite/estria/whatever, mulheres de verdade e são cagando pra isso aí”. Concordam?

Isso, para não contar nessa tal “preferência” da mulher por homens sem pelos. A marca ainda aponta que 8 em cada 10 mulheres acham que um homem lisinho é mais sexy. Acredito que essa deve ser uma pesquisa feita em grupos que procuram metrossexuais ou meninos.

De acordo com uma pesquisa realizada na Inglaterra, 54% das mulheres dão preferência a homens barbados, pois eles demonstram mais masculinidade. Nós mesmos, já caímos no erro de divulgar uma pesquisa contrária sobre isso e recebemos uma avalanche de reclamações femininas demonstrando claramente a preferência delas por homens barbados, digamos assim. Se você tem dúvida da preferência, lembramos que é delas a famosa frase: “Faça amor, não faça a barba!”

Pela defesa de meus pelos, barba e afins 2

Esse conceito de mulher querer cara lisinho é semelhante aos homens que preferem mulheres 100% depiladas. Existe, mas não é a maioria que da voz a isso. Sou totalmente contra essa visão do mundo limpinho e que prega o fim dos pelos, sejam eles púbicos ou não.

Isso não quer dizer que eu defenda o estilo Cláudia Ohana, com uma densa Mata Atlântica. Precisa ter um cuidado e higiene, aparar (barba, costas, peito e afins), mas esse cuidado não pode virar uma piração no estilo: ou raspa, ou desce!

Acho que o problema é muito mais dessa geração “Tá com nojinho!”, que precisa arrumar desculpas e subterfúgios para não encarar a beleza real de homens e mulheres. Eles e elas correm de de celulites, estrias, pelos e kilos a mais do sexo oposto. Para esses, até o mau hálito da manhã do dia seguinte é inadmissível.

Se você, mulher, não é capaz de conviver com pelos ou barba, procure os “Ken” da vida, eles estão por ai, mas metrossexuais do que nunca e sempre dispostos para brincar de casinha. Só não reclame se eles tiverem mais produtos de beleza e passarem mais tempo se arrumando do que você!

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »