Falta de higiene? Esse é um mito que há tempos persegue as pessoas com caspa. E olha que elas não são poucas. Uma pesquisa recente de uma marca de produtos de higiene masculina em parceria com o Institudo Ilumeo, mostrou que 70% dos brasileiros disseram sofrer ou ter sofrido com a doença. Mais: apenas 35% buscaram um especialista ou algum tipo de tratamento.
A caspa, também conhecida como dermatite seborreica, é um processo inflamatório que faz o couro cabeludo descamar. Presente tanto em cabelos secos como oleosos, não tem cura, mas pode ser controlada.
Pensando nisso, entramos em contato com o dermatologista e Presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, Valcinir Bedin, para descobrir informações valiosas que podem de fato ajudar você a tirar a neve do telhado.
Ela é contagiosa?
Não! Os “flocos” não tem esse poder. Ou seja, continua liberado compartilhar toalhas ou pentes de cabelo.
Pode causar coceiras?
Sim! Existem vários graus de caspa e alguns deles podem causar coceiras e até feridas no couro cabeludo.
Banhos demorados pioram o caso?
Não! O que piora o caso é a água quente. E isso vale para o secador de cabelo também. O calor em excesso estimula as glândulas sebáceas do couro cabeludo.
Usar shampoos anticaspa realmente ajudam?
Sim! Suas composições contam com princípios ativos, como por exemplo o zinco e o cetoconazol, que diminuem a divisão celular. Usá-los uma vez por semana já é o suficiente. E não precisa muito, já que o equivalente a uma moeda de 50 centavos dá conta do recado.
Apenas os shampoos ajudam?
Não! Se a descamação for da pesada, o dermatologista pode receitar medicamentos de via oral. Mas, leia bem: o dermatologista. Nada de se medicar sozinho. Fora isso, tomar algumas outras medidas básicas também dão uma mão para sua cabeça. São elas: evitar bebidas alcoólicas, alimentos ricos em açúcares e gorduras, além de ficar menos estressado.
Usar boné (ou chapéu) complicam ainda mais a situação?
Sim! Eles deixam o couro cabeludo abafado e quente, o que pode levar inclusive a uma proliferação de fungos, gerando uma irritação maior na região.
Hábitos para colocar em prática, já!
- Banho com água fria
- Seque o cabelo ao sair do banho. O cabelo úmido é um ambiente tentador para os fungos.
- Jamais pare de tomar os cuidados contra a caspa. Uma vez interrompidos, ela costuma voltar.
- Quando puder, dê um pulo para pegar um sol de manhã ou no final da tarde. Ele age como um anti-inflamatório natural.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso