“A ideia é mostrar que não precisamos mudar fisicamente só pra entrar numa roupa.” Assim começou a conversa com Caio Cal, criador do Não tem meu tamanho, site da interwebs voltado para os manos que são gordinhos mas querem se mantar na moda.
O blog tenta facilitar o dia a dia dos rapazes que estão acima do peso e que não aceitam se esconder dentro de um moletom ou de uma roupa larga. Conversamos com Caio, que falou um pouco mais sobre sua vida e trabalho no site. Confira:
Pra começar, como você se considera: gordo, gordinho, acima do peso…?
Gordo.
Isso é um problema para você? Como você fez para se aceitar assim?
Aos 16 anos, sofri muito para emagrecer e acabei percebendo que autoestima é uma questão de autoconhecimento. Eu emagreci muito e em pouco tempo. Eu tratava o emagrecimento como uma questão de estética e deixava a saúde em segundo plano. Hoje, isso é o contrário. Percebi que posso ser saudável mesmo com o sobrepeso.
O que te motivou a fazer o site?
O que motivou mesmo foi uma frase da modelo Yasmin Zoupho: “Se tenho dinheiro para comprar, quero entrar na loja e ter meu número.” Eu tive outros blogs de moda, mas o “Não tem meu tamanho” é dedicado exclusivamente pro público GG
E você acha que a moda masculina meio que exclui o público com sobrepeso?
A moda não exclui ninguém. É a sociedade e a mídia que impõem um padrão de beleza. Sendo que esse padrão é totalmente contestável.
É possível se vestir bem sem gastar muito?
Sim. Precisamos ter muita paciência e uma boa dose de expertise. Costumo dizer que é fundamental analisar todas as peças do nosso armário antes da compra propriamente dita a fim de evitar gastos desnecessários e duplicidades.
As grandes marcas disponibilizam peça de roupas para gordinhos ou não?
Não. As marcas em geral, tanto as grandes ou as em crescimento, ainda desprezam o poder de compra do consumidor GG e, principalmente, não conhecem (ou se recusam a conhecer) o nosso perfil físico e social. Normalmente, encontramos peças “G” que, infelizmente, não representam o tamanho real das pessoas que usam essa numeração.
Qual a principal dificuldade que você encontrar para manter o seu site hoje?
A principal dificuldade é criar uma rotina de postagens integrada a minha jornada de trabalho, pois todo o conteúdo do NTMT é produzido e fotografado por mim.
Existe um esteriótipo de que homem não liga nem para o peso, nem para moda. O que você pensa disso?
Erroneamente, algumas pessoas ainda insistem em colocar a moda no patamar da futilidade e, consequentemente, desconsideram toda e qualquer informação relacionada ao assunto. Eu insisto na tecla de que a moda é uma questão de autoconhecimento e, dessa forma, requer maturidade e atitude.
Qual a melhor dica para alguém que tá acima do peso escolher a melhor roupa de acordo com seu biotipo?
Sempre experimente a roupa independente do seu “achismo” quanto ao tamanho ou maneira como ficará no corpo.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso